Seaso alerta que 75 famílias mourãoenses devem atualizar CadÚnico até junho

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Seaso) alerta que cerca de 75 famílias, entre elas, unilaterais ou formadas por composições maiores, ainda estão com o Cadastro Único (CadÚnico) desatualizado em Campo Mourão. A regularização da situação cadastral deve ser feita até o dia 30 de junho deste ano. Caso contrário, essas famílias terão os cadastros excluídos automaticamente e perderão o benefício do Bolsa Família.

Para atualizar os dados, ao menos, um representante de cada família precisa procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Ao se dirigirem ao posto de atendimento, os responsáveis devem levar documento de identificação com foto e outros, como CPF ou Título de Eleitor, comprovante de endereço e de renda (se tiver) e documentos de todos os membros da família que moram na mesma residência.

Além das visitas domiciliares, profissionais da Seaso também têm promovido ações para viabilizar a atualização cadastral de pessoas que não têm condições de comparecer a um Cras em horário comercial. Por exemplo, estão sendo realizados atendimentos noturnos em cada um dos Cras (Central, Lar Paraná e Asa Leste) uma vez por mês, sempre às terças-feiras.

Atendimento descentralizado também está sendo feito para a população da Vila Guarujá, uma vez por mês, visto que esse é o bairro mais distante das unidades do Cras no município. Já no distrito de Piquirivaí, uma equipe se desloca para atendimento no local a cada dois meses. Em maio, esse serviço já foi disponibilizado. A próxima visita será em junho.

Outros atendimentos, como na Casa de Passagem, para a população em situação de rua, e na Cáritas Diocena, destinada aos migrantes e refugiados, também estão sendo feitos pelas equipes.

Situação

De acordo com listagem fornecida pelo governo federal à Seaso, até fevereiro de 2024, 224 famílias precisariam atualizar o CadÚnico. Elas fazem parte do público 3 e 4 de averiguação cadastral 2024, ou seja, aquelas que precisam receber visita domiciliar para efetuar a atualização dos cadastros.

A partir do trabalho de uma assistente social do município responsável por fazer esse procedimento, além dos mutirões de atendimento, já foi possível realizar a regularização do cadastro de aproximadamente 180 famílias com composições familiares formadas por duas ou mais pessoas.

Por sua vez, as 44 famílias restantes não foram localizadas, sobretudo porque mudaram de endereço ou por não ter sido localizado nenhum integrante no momento das visitas. Vale ressaltar, conforme a Seaso, que a assistente social compareceu a esses endereços pendentes mais de uma vez, em horários/dias distintos.

Além disso, das 105 famílias unilaterais, registradas no início deste ano, que precisavam regularizar as informações cadastrais, ainda há aproximadamente 31 pendentes. Um aumento dessa configuração de família foi observado durante e após a pandemia de Covid-19. Agora, o governo também quer saber se essas pessoas continuam morando sozinhas.

Serviço

A atualização do cadastro pode ser feita em um dos três Cras do município.

Para demais informações, também é possível entrar em contato via telefone.

  • Cras Central: Rua Engenheiro Mercer, n.º 1.022, Jardim Primavera. Telefone: (44) 3525-0174.
  • Cras Asa Leste: Rua Alberto Spilka, n.º 104, Jardim Corinthians. Telefone: (44) 3525-5291.
  • Cras Lar Paraná: Rua Dourados, n.º 725, Lar Paraná, Telefone: (44) 3525-5670.

Documentações necessárias:

  • Documento de identificação com foto e outros, como CPF ou Título de
    Eleitor
  • Comprovante de endereço e de renda (se tiver)
  • Documentos de todos os membros da família que moram na mesma residência

Próximas ações

Horário de atendimento das 18 às 20 horas:
Data: 11 de junho – Cras Asa Leste
Data: 18 de junho – Cras Central
Data: 25 de junho – Cras Lar Paraná

Mutirões das 8h30 às 11 horas:

Data: 11 de junho – Escola Municipal Castro Alves, na Vila Guarujá
Data: 16 de junho – Unidade Básica de Saúde de Piquirivaí