Seca deve dar trégua com chegada de chuva na região a partir desta quarta, prevê Simepar

Se a previsão meteorológica se confirmar, o que tem sido algo difícil nos últimos meses, após o longo período de estiagem que atinge toda a Comcam, a seca deve dar uma trégua com o avanço de uma frente fria que trará chuvas para a região de Campo Mourão a partir desta quarta-feira (26). É o que prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Há alerta de tempestades localizadas. A chuva deverá atingir algumas regiões com ventos fortes, raios e até mesmo queda de granizo devido o encontro do ar frio com ar quente.

Para Campo Mourão, o Simepar prevê para esta quarta, 13 milímetros de chuvas; 13 mm na quinta-feira; 10,6 mm na sexta-feira; 39 mm no sábado; 59 mm no domingo; 16,5 mm na segunda-feira da próxima semana; e 47 mm ainda na terça-feira.

O calor extremo dos últimos dias deverá dar lugar a temperaturas mais amenas e agradáveis, segundo o Simepar. Nos últimos dias os termômetros que chegaram a ultrapassar os 37ºC graus deverão registrar máxima entre 22ºC a 32ª e mínima de 19ºC. Um alívio para quem enfrentou o calor das últimas semanas.

Embora a chuva chegue tarde para a safra de verão, já que as perdas são irreversíveis, aliviará o déficit hídrico nos municípios. Alguns prefeitos temem que se a seca persistir cause o colapso no serviço de abastecimento de água. Minas, poços e rios reduziram drasticamente a vazão.

Em Altamira do Paraná, por exemplo, desde dezembro, a prefeitura vem abastecendo comunidades rurais com um caminhão pipa. Moradores estão sem água potável até mesmo para consumo próprio.

Temporal em Iretama

Na cidade de Iretama, uma tempestade localizada assustou moradores e usuários da rodovia PR 462, que liga a cidade à PR-487 na madrugada desta terça-feira (25).

O forte vendaval causou a queda de galhos de árvores sobre a pista, deixando bastante sujeira. “Foi logo depois da meia noite. Tudo muito rápido”, informou à TRIBUNA um motorista que passava pelo local no momento da tormenta. Ele faz o serviço de entregas. Não há informações de maiores estragos no município.