Secretário estadual de Saúde libera compra de tomógrafo para Santa Casa de Campo Mourão

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, esteve na Santa Casa de Campo Mourão na manhã deste sábado (07), onde autorizou a licitação no valor de R$ 1 milhão para compra de um tomógrafo e um aparelho de raio X com central de revelação. Acompanharam a visita o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, o deputado estadual Douglas Fabrício, o prefeito em exercício Beto Voidelo e o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira.

“É mais um investimento do governo, que tem como política de saúde a regionalização. Cada equipamento ou reforma nos hospitais filantrópicos levamos serviços mais próximos das pessoas”, ressaltou o secretário, ao destacar a parceria com a Santa Casa e o município de Campo Mourão. Ele também enalteceu o trabalho conjunto no enfrentamento a Covid-19, que tem a Santa Casa como referência regional.

Para o secretário, os hospitais regionais passarão a ter um papel cada vez mais forte. “Estamos nos preparando junto com um grande projeto do Banco Mundial para fazer um novo desenho do fortalecimento dos hospitais regionais e a Santa Casa de Campo Mourão está incluída”, afirmou.

O presidente do hospital, Pedro Baer, disse que o novo tomógrafo vai agilizar muito o atendimento, já que o único aparelho é antigo e apresenta problemas com frequência. “Principalmente com a pandemia aumentou muito a necessidade de diagnóstico por imagem e temos realizado cerca de 1.500 tomografias por mês”, informou o presidente.

Além de apresentar ao secretário o trabalho realizado e  a aplicação de recursos recebidos, a direção da Santa Casa também aproveitou para reforçar o pedido de renovação do recurso de custeio para o próximo ano. Atualmente o Estado repassa R$ 550 mil por mês.