Secretário estadual visita Campo Mourão e conhece iniciativas de inovação na cidade

Em visita a Campo Mourão nessa quinta-feira (20), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, conheceu iniciativas inovadoras que estão sendo desenvolvidas no município.

Ao se reunir com lideranças municipais no Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan), o secretário teve a oportunidade de conhecer o projeto que pretende transformar o antigo Parque de Exposições da cidade em um Parque de Tecnologia e Empreendedorismo. Além disso, ele também participou da solenidade de inauguração da “Árvore Solar”, uma iniciativa voltada à inovação e sustentabilidade.

Transformação do parque em um hub de inovação

O projeto para o antigo Parque de Exposições foi apresentado ao secretário Aldo Bona durante um evento no Ipplan, com a presença do prefeito Douglas Fabrício, da vice-prefeita Fátima Nunes, do ex-prefeito Tauillo Tezelli, vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

A proposta, desenvolvida pela Universidade Unilivre em parceria com o Ipplan, visa transformar o local em um centro de inovação, com foco no desenvolvimento de empresas de base tecnológica, além de ser um espaço para eventos de grande porte, como o tradicional Carneiro no Buraco.

Bona, que também compareceu ao antigo Parque de Exposições, acompanhado das autoridades locais, destacou a importância do projeto e ressaltou que o governador estadual Ratinho Júnior tem interesse em viabilizar a iniciativa. “Conheci o projeto no papel, a estrutura disponível para implantação e posso garantir que há interesse do governador do estado em viabilizar mais esse empreendimento para Campo Mourão”, afirmou o secretário.

A “Árvore Solar”, instalada no Ipplan, utiliza energia solar para proporcionar uma série de benefícios, como câmeras de segurança, wi-fi e carregadores de celular

Inauguração da Árvore Solar

No mesmo dia, ainda durante a passagem do secretário estadual por Campo Mourão, a administração municipal deu um passo importante em direção à inovação no setor público com a inauguração da “Árvore Solar”, um equipamento instalado no Ipplan. O projeto foi viabilizado por meio de um edital, com a proposta vencedora da startup mourãoense Moove IOT, no valor de R$ 85 mil.

Com um design moderno e sustentável, o equipamento utiliza energia solar para proporcionar uma série de benefícios, como câmeras de segurança, wi-fi e carregadores de celular, por meio de duas portas USB. A internet gratuita é oferecida por meio do CPF do usuário.

Durante a inauguração, o prefeito Douglas Fabrício destacou a importância do projeto como uma solução inovadora para desafios como inclusão digital, segurança pública e energias renováveis. “Esse é um projeto piloto que começa a funcionar e que com certeza iremos estender para outros pontos da cidade”, anunciou o prefeito.