Senar vai oferecer curso de Inspetor de Campo em MIP Soja

O Senar-PR, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Mourão, vai oferecer o curso Inspetor de Campo em Manejo Integrado de Pragas na Soja (MIP), safra 2020/21. Adaptado para atender o produtor neste momento de pandemia, a primeira fase do curso será no sistema à distância (EAD), com aulas online. 

As inscrições estão abertas até a próxima terça-feira, dia 18 de agosto e as vagas são limitadas a 16 participantes, com 5 hectares de soja. “Primeiro faremos a sensibilização EAD para formação das turmas. Em outubro faremos os monitoramentos dos insetos na lavoura, com grupos de no máximo quatro pessoas”, explica Elizangela Ruiz Faria, mobilizadora do Sindicato Rural – SENAR-PR.

O curso tem validação da Embrapa e Emater e visa formar inspetores de campo capazes de tomar decisões, aprimorando o manejo e racionalizando o uso de insumos. Na fase introdutória são abordados a importância e vantagens, além de embasamento e protocolo técnico de atuação na lavoura. 

Na segunda fase o foco é a inspeção da lavoura, com identificação das pragas e seus inimigos naturais e os níveis de controle (níveis de dano econômico). Outros temas também serão abordados, como estádios fenológicos da soja, inseticidas seletivos e controle biológico das pragas na cultura.

O MIP é uma técnica que, no Brasil, começou a ser analisada em pesquisas nos anos 90 e voltou a ganhar projeção no Paraná. Por isso o Senar, em parceria com outras instituições, estruturou o curso para atender os produtores, mesmo nesse momento de pandemia. 

Informações e inscrições fones (44) 3523-1953 e 999292274.