Setembro não teve morte por Covid, mas números de contaminados só cresce

O mês de setembro já está quase na metade e Campo Mourão tem motivos para sentir um alívio em relação aos meses anteriores. Até agora não foi registrada nenhuma morte por Covid-19. Entretanto, o número de pessoas contaminadas tem aumentado. Em 11 dias, foram registrados 279 novos casos, média de 25,3 por dia contra 17,5 que foi a média de agosto.

No fim de semana foram confirmados mais 35 casos e oito recuperações. Na ala Covid há 27 pacientes internados, dos quais 14 na UTI (7 de Campo Mourão). Na enfermaria, os 13 internamentos são de Campo Mourão. O número de moradores com o vírus ativo, que tinha caído para menos de 200, voltou a subir e foi para 270.

“Graças a Deus não tivemos óbitos pela doença neste mês que já está chegando na metade, mas a pandemia ainda não acabou. O número de contaminados pela doença tem aumentado e por isso é preciso que a população mantenha os protocolos de segurança”, adverte o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Em material divulgado pela assessoria de comunicação do município nesta segunda-feira (13), ele alerta sobre a importância das duas doses da vacinação, que chegou às faixas etárias de 23 e 22 anos. “Quem perdeu o prazo de vacinação da primeira dose também será atendido”, explicou o secretário. A imunização com a segunda dose está sendo feita em três locais da cidade no período da manhã: UBS Damferi, UBS Urupês e Centro Social Urbano.

Em resposta a questionamentos da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Saúde informou que Campo Mourão já teve 26 pessoas que morreram de Covid-19 que haviam tomado as duas doses da vacina (23 tinham mais de 70 anos e três acima de 60). Outros 73 morreram após a primeira dose da vacina.