Sindicato Rural promoverá palestra com auditor fiscal da Receita Estadual nesta terça-feira

Nesta terça-feira (28), será realizada uma palestra com o auditor fiscal da 11ª Delegacia da Receita Estadual (DRR) de Umuarama, Renato José Brisola. O evento acontecerá às 13h30, no auditório da Acicam Sindicato. O momento será destinado aos produtores rurais associados e a seus contabilistas, com o assunto “Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural”. O número de vagas é limitado.

A partir de 1º de maio de 2024, passará a ser obrigatório o uso da nota fiscal eletrônica por agricultores e pequenos pecuaristas no estado do Paraná. “O senhor Renato, que é auditor da Receita, se propôs a vir fazer uma palestra aqui no Sindicato, com o esclarecimento de como deve ser feita a nota fiscal, como é o processo, para o produtor rural não ser pego de surpresa na última hora”, disse Cezar Augusto Massareto Bronzel, presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão.

Ao todo, serão 85 vagas. “Já temos várias inscrições”, comentou Bronzel. É possível fazer a verificação das vagas disponíveis e a confirmação da presença via telefone informado abaixo até esta terça-feira pela manhã.

O presidente informou que sempre que há alguma novidade no meio rural, são feitas assembleias no Sindicato. Quando surge algum fato relevante, como essa nova regulamentação, os associados são convidados para que sejam repassadas as mudanças e feitas as orientações pertinentes.

Bronzel destacou os municípios que fazem parte do Sindicato – Campo Mourão, Farol, Janiópolis, Luiziana, Iretama, Roncador, Peabiru e Corumbataí do Sul – e falou da importância de os produtores rurais compreenderem como será esse novo processo. “A maioria [dos produtores] não tem a menor ideia de como será isso. Eu acho que é importante a participação para ter a ciência de como vai ser a partir de maio”, frisou.

Serviço

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 99929-2275.

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica

De acordo com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED–PR), a Nota Fiscal de Produtor eletrônica (NFP-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias.

A NFP-e possui as mesmas atribuições e validade jurídica da Nota Fiscal de Produtor, em papel, modelo 4. No entanto, é uma Nota Fiscal eletrônica, modelo 55, que foi adequada para o produtor rural emitir por meio de sistema eletrônico disponibilizado pela Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) no Portal Receita/PR.

Os benefícios para o produtor com a emissão dessa nota são eliminação da prestação de contas na prefeitura e redução de erros de escrituração. Já para a sociedade, essa NFP-e contribuirá para a redução do consumo de papel, incentivo ao uso de novas tecnologias e redução de gastos públicos.