Soldados do Tiro de Guerra prestam trabalho voluntário na Casa das Fraldas

Em um ato de solidariedade, soldados do Tiro de Guerra de Campo Mourão vêm realizando um trabalho voluntário junto a Casa das Fraldas do município na produção de fraldas. De acordo com o 1º sargento do Exército, Jarbas René Gonçalves, chefe de instrução do TG, a ideia é enviar toda semana um grupo de voluntários para ajudar a entidade.

Na última semana, um grupo de oito atiradores produziram 900 fraldas, que serão destinadas a entidades assistenciais do município. “É uma atividade extra e voluntária dos atiradores. Tanto que foram civis, realmente com intuito de auxiliar as ações da comunidade”, destacou o sargento Gonçalves.

Ele disse que como chefe de instrução do Tiro de Guerra, está ‘sempre’ atento e tentando incentivar os atiradores para que apoiem toda boa iniciativa dentro da comunidade de Campo Mourão. “Nossos atiradores sempre têm participado de várias ações voluntárias no município sempre que somos acionados”, ressaltou.

A Casa das Fraldas

A Casa das Fraldas São José, de Campo Mourão, foi fundada no dia 13 de novembro de 2008. Um projeto de responsabilidade social idealizado pela advogada e professora Marta Kaiser Leitner (in memorian). Desde sua fundação, mais de 1,8 milhão de unidades de fraldas foram produzidas e distribuídas a entidades filantrópicas de Campo Mourão e região.

A entidade funciona em um imóvel na rua Edmundo Mercer, 900, área central da cidade.

Com o falecimento de Marta Kaiser, a ação passou a ser liderada pelo marido dela, o advogado Roberto Leitner. Atualmente são beneficiadas pela Casa das Fraldas o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, Lar da Dona Jacira e o Hospital Santa Casa. Também são repassadas fraldas gratuitamente a centenas de pessoas carentes de Campo Mourão e região, principalmente idosos e acamados.

O projeto pioneiro já foi copiado por dezenas de cidades paranaenses e até de outros estados, como a cidade de Navegantes (SC). Projetos semelhantes foram implantados em Mamborê, Goioerê, Ponta Grossa, Umuarama, Pitanga, Guarapuava, Toledo, Ivaiporã, Cianorte, Ubiratã, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Maringá, Marialva, Joanópolis, Farol, Fênix, Iretama, Altamira do Paraná, Mato Rico, Luiziana, Cascavel, Londrina, Paranavaí e Mandaguari.

A entidade tem quatro sócios beneméritos: Associação Comercial e Industrial (Acicam), Integrado, Unimed Campo Mourão e a Coamo Agroindustrial Cooperativa. A ação recebe o apoio também do Poder Judiciário, clubes de serviços, empresas e várias outras instituições.