Sou Arte apresenta projeto Cidade Natal nesta quarta-feira

A coordenação da Associação Sou Arte de Campo Mourão apresenta nesta quarta-feira (28), o projeto Cidade Natal 2020, durante reunião mensal da Associação Comercial e Industrial (Acicam). Já confirmaram patrocínios a Unimed, A. J. Rorato, Paraná Supermercados, Fertipar e Coamo.

“Quanto a programação mandamos diligência para o Ministério para reajustes e aguardamos a posição deles”, disse Edilaine. Em recente entrevista à TRIBUNA, ela revelou que com a pandemia de coronavírus as empresas ficaram inseguras em relação a execução do projeto, o que dificultou a busca por patrocínios. Para iniciar o projeto, segundo ela, é necessário captar pelo menos R$ 200 mil (cerca de 20 por cento do valor total).

A coordenadora, porém, descarta a possibilidade de cancelamento. “Estamos estudando alternativas para a realização diante de qualquer situação, ainda que seja trabalhando com redução das atividades e até mesmo com restrição de público. A ambientação e os espetáculos, mesmo que virtuais, serão nossas prioridades”, informou.

A esperança da associação, que é responsável pela execução do projeto, é que até dezembro o município já esteja com medidas mais flexíveis para ações em espaço aberto. “O Natal é uma época muito mágica, necessária para renovar nossa fé, esperança e crença na humanidade e após um ano tão complicado, com tantas lutas e superações, é essencial para que possamos acreditar neste novo mundo que se inicia”, enfatiza.

Edilaine lembra um evento desse porte já é difícil organizar mesmo em situação normal. “No ano passado já assinamos promissórias, colocamos o nosso nome como garantia, mas graças a Deus deu tudo certo”, disse ela. Este ano, além do receio de patrocinadores e adaptações, as oficinas de circo, teatro e dança nos colégios estaduais que participam do Cortejo Natalino ficaram comprometidas, bem como estudos e elaborações para produção dos carros alegóricos. 

Desde que iniciou a pandemia toda a agenda de eventos da empresa Sou Arte sofreu alteração. “Muitos eventos foram cancelados, outros remanejados para 2021 e os eventos que são programados anualmente nem mesmo chegaram a ser negociados”, conta. Sem eventos, os artistas do Sou Arte estão sobrevivendo de auxílio mensal, tentando criar possibilidades novas de ações de atividades através de lives, vídeos, entre outros. Uma das participações do grupo foi na coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, exibida em audiovisual no Santuário da Vila Urupês, no dia 12 de outubro.