Startup promove acessibilidade com curso gratuito de libras a trabalhadores do comércio
Buscando a inclusão e acessibilidade à comunidade surda em Campo Mourão, a startup Vibras Tecnologia, incubada na Fundação Educere, promoveu gratuitamente um curso de capacitação em Libras para trabalhadores do comércio local. A capacitação teve início no mês de julho com duração de três meses.
O curso formou uma turma de 18 alunos. As aulas foram ministradas pela professora Greice Kelli Sonsin, diretora da Escola Municipal Bilingue para Surdos Espaço Aberto. Vários assuntos referentes ao tema foram abordados de maneira divertida e intuitiva, com conteúdo para comunicação essencial no atendimento de um cliente surdo.
A sócia-proprietária da Vibras, Luana Gouveia Viana, informou que houve apenas uma cobrança simbólica dos participantes para pagamento da professora do curso. Ela explicou que a iniciativa teve como objetivo proporcionar acessibilidade da comunidade surda na cidade.
“Com a capacitação, as lojas participantes poderão oferecer atendimentos de qualidade para essa parcela de cidadãos, muitas vezes deixada de lado. Faremos deste curso uma tradição que retornará no próximo ano e demais”, frisou. Segundo Luana, o objetivo é formar a turma deste ano em um curso avançado em 2025 e abrir uma nova turma para o curso básico.
Vibras Tecnologia
Vibras Tecnologia é uma startup incubada na Fundação Educere. A empresa inventa, produz e comercializa equipamentos eletrônicos que trazem acessibilidade no dia a dia dos surdos. Como por exemplo, uma babá eletrônica que avisa de forma eficaz o choro do bebê ao casal surdo e um sinalizador que converte batidas na porta em flashes luminosos. Soluções alternativas e eficazes para pessoas surdas, como ferramentas de acessibilidade.
A empresa é dirigida pelos sócios-proprietários Adilson (técnico em eletrônica), Erasmo (engenheiro eletrônico) e Luana (técnica em eletrônica). “A gente desenvolve, fabrica e vende através de e-commerce, equipamentos eletrônicos que são ferramentas de acessibilidade para os surdos ou deficientes auditivos”, comentam os sócios-proprietários.
Serviço
Para conhecer um pouco mais sobre a empresa basta acessar a página no instagram @vibrastecnologia
Veja mais fotos: