Tauillo reassume prefeitura e endurece restrições de enfrentamento ao Covid-19

O prefeito reeleito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), reassumiu o comando da prefeitura na manhã desta terça-feira (1) já assinando novo decreto endurecendo medidas restritivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Entre elas, está a suspensão da programação de Natal nos espaços públicos (Praça São José e Praça Getúlio Vargas), ficando proibida a instalação de brinquedos, funcionamento de praça de alimentação, passeios de trenzinho, entre outros atrativos.

As medidas restritivas são válidas pelo prazo de dez dias. Ou seja, vigoram até o dia 10 deste mês e foram deliberadas em conjunto entre o Comitê Municipal da Saúde, Comitê de Acompanhamento do Coronavírus (Covid-19) e Comitê Municipal de Gestão de Crise.

De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município, Campo Mourão tem 2.304 casos confirmados de coronavírus, dos quais 1.813 infectados se encontram curados. Casos suspeitos são 446, enquanto moradores monitorados pela Saúde: 864. A cidade tem 48 óbitos em decorrência do vírus. 

Entre outras medidas, o prefeito determinou também o fechamento do Estádio Municipal Roberto Brzezinski e dos parques municipais sob a gestão da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA); suspensão de shows artísticos, mesmo que já tenham sido autorizados pelo município; e proibição de venda de bebida alcoólica e seu consumo em espaços públicos e privados, diariamente, da zero hora às 6 horas. 

O município recomenda ainda às igrejas que suspendam a realização de missas, cultos e demais reuniões religiosas de modo presencial durante a vigência do decreto. “Permanece proibida a aglomeração de pessoas em locais públicos, tais como vias públicas, parques, praças e afins, bem como em locais privados, admitindo-se apenas movimentações transitórias”,  ressalta o decreto. O não cumprimento das medidas está sujeito à multas e responsabilização criminal dos infratores. 

Todos os 9 leitos de UTI-Covid (SUS) da Santa Casa de Campo Mourão estão com pacientes internados. Ou seja, com 100% de taxa de ocupação, enquanto leitos clínicos (enfermaria) 90%. O hospital está correndo contra o tempo para formar equipes para que os 6 leitos de UTI desativados há cerca de um mês voltem a ser reativados pelo Estado assim como os 10 de enfermaria. Porém a falta de profissionais está gerando um entrave para que isso aconteça. 

Números

Os casos de coronavírus em Campo Mourão mais que dobrou no mês de novembro em relação a outubro. No mês que passou a cidade teve a confirmação de 687 casos enquanto em outubro foram 272.  Em novembro a média móvel foi de 22,9 novos casos por dia enquanto no mês anterior 9,06. Atualmente 461 mourãoenses estão com o vírus ativo.