Tempestade de vento deixa estragos e prejuízos em Campo Mourão e região

A chuva acompanhada de fortes ventos no fim da tarde e início da noite desta segunda-feira (4), deixou grandes estragos em Campo Mourão e região, causando prejuízos. Há confirmação, inclusive, de um caminhão que tombou com a força do vento na rodovia BR-369, entre Campo Mourão e Mamborê.

Em Campo Mourão, as rajadas de vento chegaram a 80 quilômetros por hora de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento do Paraná (Simepar). A ventania causou a queda de árvores sobre a rede elétrica deixando boa parte da cidade sem o fornecimento de energia elétrica até por volta das 22 horas.

Houve também a queda de uma árvore de grande porte que atingiu dois veículos, no Lar Paraná, próximo a empresa Colacril, deixando os dois carros completamente destruídos. Foram registradas quedas de árvores também na Avenida José Custódio de Oliveira, centro da cidade e próximo ao Lar dos Idosos. Equipes da Copel, Corpo de Bombeiros e funcionários da secretaria de Obras fizeram uma força tarefa para remover as árvores de vias públicas e o restabelecimento da energia elétrica.

Outra cidade bastante atingida foi Mamborê, com a queda de postes da rede elétrica e rompimentos de fios de internet e energia elétrica. Até por volta das 21 horas a cidade ficou praticamente incomunicável sem sinal de internet e telefonia móvel. O restabelecimento de energia ocorreu somente após as 23 horas.

A queda de várias árvores e uma torre transmissora de sinal de rádio também foi registrada. Estragos foram causados ainda na zona rural com o destelhamento de barracões. O município, que esta semana está em festa de aniversário, trabalha na recuperação dos danos. Não há informações de pessoas feridas.

No fim de semana, um forte temporal já havia atingido a região de Goioerê e Boa Esperança, levando ao chão a estrutura metálica de um galpão de uma empresa de insumos agrícolas. Como a cobertura foi levada pelo vento, bags de adubos e defensivos agrícolas ficaram na chuva, gerando um grande prejuízo.

De acordo como Simepar, o temporal foi causado por causa do choque de uma onda de ar fria com ar quente, provocando os fortes ventos. Em algumas regiões foram registradas queda de granizo. A frente fria se afastou em direção ao Sudeste do Brasil, por isso não há previsão do registro de chuvas na região para esta terça-feira. As temperaturas entre o oeste, sudoeste e centro-sul estão mais amenas.

“Na quarta-feira, algumas chuvas podem ocorrer no interior do Paraná, mas sem expectativa para eventos significativos. Possibilidade de chuva é maior entre o oeste e o sudoeste paranaense. No leste (RMC/praias) fica encoberto, com temperaturas amenas e chuviscos ocasionais”, informou o Instituto.