Temporal causa destruição e mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão
Um forte temporal acompanhado de granizo e ventos intensos atingiu Campo Mourão no final da tarde deste sábado (1º), provocando danos significativos em residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas. O fenômeno durou poucos minutos, mas foi suficiente para causar destruição em diversos pontos da cidade e na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, aproximadamente 10 atendimentos emergenciais foram realizados nas últimas 24 horas, principalmente para remoção de árvores caídas sobre veículos, muros, portões e casas. Em alguns casos, as quedas impediram completamente a saída de moradores. Também houve registros em rodovias — como na PR-487 (trecho entre Campo Mourão e Iretama), onde uma árvore bloqueou cerca de 80% da pista e provocou três colisões de veículos.
Além disso, o Corpo de Bombeiros distribuiu cerca de 80 lonas para famílias que tiveram casas destelhadas em razão dos ventos fortes. Os atendimentos continuam neste domingo (2) diretamente no quartel da corporação, localizado na Avenida João Bento, 660, Centro. “Pedimos que os moradores que necessitam de lona procurem o quartel munidos de documento pessoal para o recebimento do material”, reforçou a corporação.
Durante a madrugada, também foram registradas duas famílias desabrigadas. Em um dos casos, uma árvore caiu sobre uma residência; no outro, um muro desabou, provocando o deslizamento de terra e lama para dentro de uma casa no bairro Cidade Alta.
Outro incidente mobilizou equipes de busca após o desaparecimento de um homem de 43 anos, que havia saído para pescar na Cachoeira da Usina Mourão e não retornou. As buscas começaram por volta das 23h40, mas o pescador retornou para casa por volta das 3h da manhã, sem ferimentos.
Ver essa foto no Instagram
Estragos na cidade
O temporal causou rompimento de parte da cobertura de um supermercado, alagamento na ala da maternidade da Santa Casa e queda de energia em diversos bairros. Também houve destelhamentos, queda de árvores e o desabamento de uma residência.
Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Ney Braga, interditando uma das principais vias de acesso da Asa Leste. “Estamos priorizando o corte de pelo menos oito árvores que oferecem maior risco”, informou o sargento Marcos Gorri, do Corpo de Bombeiros.
Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal seguem mobilizadas para auxiliar famílias afetadas. “A prefeitura foi bastante atingida, inclusive o Paço Municipal. Já estamos providenciando um decreto de calamidade pública”, informou o prefeito Douglas Fabrício, que esteve nos locais mais atingidos.
Ver essa foto no Instagram
Famílias afetadas
Entre os casos mais graves está o da residência de Michael Ricardo Pereira, na Rua Ozório Barnabé Pontes, nº 1291, no Jardim Cidade Nova, que foi invadida por uma enxurrada. A parede dos fundos da casa rompeu com a pressão da água, alagando completamente o imóvel e destruindo móveis e eletrodomésticos.
“Em poucos minutos, a parede cedeu e a enxurrada entrou com tudo. A gente perdeu tudo de uma vez”, relatou Michael.
O proprietário José Maria Padilha agradeceu por ninguém ter se ferido e destacou o apoio recebido. “Temos que agradecer a Deus, principalmente por estarmos vivos”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Previsão e orientações
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o maior volume de chuva registrado em Campo Mourão entre 18h e 18h30 foi de 34,8 milímetros, com previsão de mais precipitação neste domingo (2).
O Corpo de Bombeiros alerta a população para não subir em telhados e utilizar as lonas apenas para proteger móveis, evitando acidentes com quedas. Já a Secretaria de Assistência Social realiza uma força-tarefa para atendimento das famílias prejudicadas, fornecendo lonas e apoio emergencial.
Serviço
Entrega de lonas: Quartel do Corpo de Bombeiros – Avenida João Bento, 660, Centro.
Contato emergencial da Assistência Social: (44) 99174-5430.

