Trecho de rodovia de terra entre Campo Mourão e Roncador vai se chamar Horácio Amaral

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados projeto de lei de iniciativa do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), protocolado em 2011. que denomina Estrada Prefeito Horácio Amaral o trecho da BR-158, entre Campo Mourão e Roncador. O projeto está na secretaria legislativa do Senado Federal para inclusão na Ordem do Dia do plenário.

“A memória dos povos se pereniza na preservação de suas conquistas culturais e na evocação dos homens que deixaram marcas profundas de sua passagem, tornando-se merecedores da homenagem de seus pósteros. Horácio Amaral deu sua vida para Campo Mourão, e perdeu ela, prematuramente num acidente automobilístico na BR-158, entre a sua amada cidade e o município de Roncador”, sintetiza Bueno na justificativa.

Nascido em 27 de junho de 1927, na cidade de Mallet (PR), Horário Amaral foi vereador em Assaí em 1955. Formado em Direito, foi eleito em chapa única nas eleições de 1968 como o 12º prefeito de Campo Mourão.

No mandato dele surgiu a Coamo, foram edificadas mais de 170 escolas na zona rural e urbana e o município foi escolhido como um dos oito do Paraná com as experiências piloto do lançamento da Reforma do Ensino proposta pelo Ministério da Educação. Criou a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão – Fundescam, que mais tarde se tornaria a Fecilcam.

“O governo de Horácio Amaral não se voltou apenas para a educação. Atendeu diversas demandas, como a pavimentação de vias públicas, conservação e abertura de estradas rurais e a implantação da primeira etapa do sistema de tratamento de esgotos sanitários”, expõe Bueno.

Candidato a deputado estadual, em 1974, numa eleição considerada vencida, Horácio Amaral morreu logo no início da campanha em um acidente. Ele colidiu o carro que dirigia em um caminhão na estrada que até hoje não foi asfaltada. Era um período de longa estiagem e a poeira que levantou teria sido a causa do choque entre os veículos.