Turismo religioso: Campo Mourão terá edição Rota da Fé no próximo dia 24
A cidade de Campo Mourão recebe no próximo dia 24 uma edição especial da Rota da Fé. Desta vez o evento será na parte da tarde. A concentração será às 15 horas, na Catedral São José. O encerramento contará com missa na capela Nossa Senhora do Pilar (Vila Carolo), na saída para Cascavel, às margens da BR-369.
De acordo com a programação divulgada pela organização, da Catedral, os peregrinos seguem em caminhada até a Paróquia Santíssima Trindade, na Igreja Ucraniana. Em seguida, passam pela capela Nossa Senhora do Guadalupe ( bairro Novo Centro), com encerramento na capela da Vila Carolo.
Na capela, conforme Ruben Moyano, coordenador da Rota da Fé, haverá um momento de reflexão e missa às 18 horas. Em seguida, instalação e benção da imagem do Apóstolo São Tiago. Também haverá sorteio de um cajado personalizado de São Tiago entre os participantes. A inscrição é gratuita e deve ser feita nas paróquias de Campo Mourão.
A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza.
Antes do período da pandemia da Covid-19, o movimento de romeiros acontecia a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão visitando, no mínimo, dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. A Rota passa em duas a três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas e da Diocese e da Região de Campo Mourão.
O movimento tem como finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas a pé, orações, reflexões, penitências e celebrações. Além de uma sadia prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades, a Rota da Fé é uma prática do Turismo Religioso e Sustentável. Promovida pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas é um evento periódico já consolidado e definitivo na Diocese de Campo Mourão e na Comcam.