Usina Mourão receberá 50 mil peixes nesta sexta-feira

Será realizada, nesta sexta-feira (10), a soltura de 50 mil peixes juvenis de 4 diferentes espécies nativas no reservatório do Parque Estadual Lago Azul (PELA) de Campo Mourão. O objetivo é fazer o repovoamento dos peixes nativos, levando em conta os impactos gerados no local pela operação da Usina Mourão. Foram convidados para participar da atividade alunos do 3º ano da Escola Municipal Professora Clarinha Wencel Casimiro. A ação ocorrerá na associação da prefeitura, na Usina Mourão, às 10 horas, e será aberta ao público.

Entre os 50 mil alevinos, serão depositados 12 mil jundiás, 21 mil lambaris, 12 mil pacus e 5 mil dourados. Com isso, o parque somará agora um total de 1,5 milhão de peixes já soltos a partir desse projeto de compensação ambiental.

Os 20 estudantes do 3º ano do ensino fundamental que estudam em tempo integral irão acompanhados de duas professoras. O diretor da instituição, Vilson Paes da Silva, explicou que a atividade de educação ambiental complementará o projeto contraturno da escola “Cidadãos conscientes e meio ambiente”, coordenado pela professora Tainá Durço de Carvalho.

Conforme Silva, essa é a primeira vez que a escola participará da ação no parque. Ele destacou a relevância de atividades extraclasses como essa. “É importante, porque, dentro desse nosso projeto de tempo integral, [o peixamento] faz parte da sustentabilidade, e o meio ambiente é muito importante”, disse. O transporte será fornecido pela prefeitura de Campo Mourão. O diretor informou que a expectativa dos alunos é grande. Disse que eles são ‘bastante’ participativos e sempre interagem com as atividades propostas.

Ação permanente

O repovoamento dos peixes é uma ação permanente executada todos os anos pela empresa responsável pela gestão e operacionalização da Usina Mourão, a Enel Green Power. O escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão e o Rotary Club do município também acompanharão a soltura. O gerente da unidade de conservação do PELA e chefe do escritório regional do IAT de Campo Mourão, Fabiano Viudes, explicou que a soltura dessa quantidade de peixes é uma condicionante da licença de operação da Usina Mourão.

Visitação dos alunos ao PELA (foto)

Semana de Educação Ambiental movimenta escolas

O Instituto Água e Terra (IAT) está realizando, em conjunto com a Enel, Secretaria de Meio Ambiente de Campo Mourão e Rotary Club, a Semana de Educação Ambiental. O evento prossegue até esta sexta-feira (10), finalizando com a soltura de peixes, às 10 horas, que será acompanhada por alunos da Escola Clarinha Wencel Casimiro.

Durante a semana, foram promovidas diversas ações voltadas à educação ambiental em outros estabelecimentos de ensino. Segundo o IAT, as atividades têm como objetivo educar e conscientizar os alunos sobre a importância dos animais nos ecossistemas locais e o cuidado com eles.

Para isso, foram propostas atividades lúdicas, de acordo com a faixa etária das crianças, a partir de apresentações interativas. A intenção é explorar as características individuais dos animais, as funções deles na natureza e a importância que cada um tem para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, algumas escolas também fizeram visitação ao parque, percorrendo a trilha Peroba e aproveitando o contato com a natureza nos demais espaços do local.