UTFPR de Campo Mourão oferece 264 vagas no Sisu, inscrições seguem até sexta

O segundo período de inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) termina na próxima sexta-feira (6). O Sisu oferece, por meio do Ministério da Educação, vagas em universidades públicas. Em Campo Mourão, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), está oferecendo 264 vagas em 7 cursos de graduação.

Os candidatos podem escolher os seguintes cursos: Engenharia da Computação, 44 vagas; Engenharia Ambiental (44); Engenharia Civil (44); Engenharia de Alimentos (22); Engenharia Eletrônica (44); Engenharia Química (22) e Química (44). Com exceção do curso de Química, que é no período noturno, todos os demais são período integral.

O processo de seleção da UTFPR adota a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas para as categorias relacionadas à renda familiar, ao curso integral do ensino médio em escolas públicas, à deficiência e à autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas.

Inscrição

Para fazer a inscrição, o candidato deve entrar na página do Sisu pelo site https://sisu.mec.gov.br/ e clicar na opção “Fazer inscrição”. Na próxima tela, será necessário clicar em “entrar com gov.br” ou em “Fazer cadastro”. Antes de começar a inscrição, será preciso confirmar os dados para que o Sisu entre em contato.

Depois de atualizar as informações, será possível começar o processo. Caso seja necessário, a pessoa pode alterar os dados a qualquer momento, na barra superior do site. Na hora da inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, de acordo com a ordem de preferência. Alguns cursos, no entanto, têm certas restrições. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga na página do Sisu as notas de corte, que são as menores para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida.

A nota de corte é calculada com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. A medida é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Ela não garante que o estudante seja selecionado.

O processo, gratuito, leva em conta as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas. Para se inscrever no Sisu, é preciso ter feito o Enem 2020 e tirado nota superior a zero na redação.

Calendário do Sisu 2021/2

Inscrições: 3 a 6 de agosto
Resultado chamada regular: 10 de agosto
Prazo para lista de espera: 10 a 16 de agosto
Matrícula chamada regular: 11 a 16 de agosto
Convocação de candidatos em lista de espera: 19 de agosto