Vagas para Festival ‘Campo Mourão no Prato 2024’ são preenchidas em menos de 24 horas
O Festival Gastronômico “Campo Mourão no Prato – Edição de Verão 2024”, que iniciou as inscrições nessa quarta-feira (30) para empresas do segmento que tivessem interesse em participar, teve um resultado surpreendente: preencheu o limite de 50 vagas em menos de 24 horas. Agora, empresários e organizadores se preparam para o festival, que será realizado entre os dias 24 de fevereiro e 9 de março.
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A ação, que já vai para a 3ª edição presencial, é promovida em parceria entre a Acicam (Associação Comercial de Campo Mourão), a prefeitura, por meio da Seidec (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão), o Codecam (Conselho de Desenvolvimento Ecônomico de Campo Mourão) e o curso de Turismo da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus de Campo Mourão.
Eduardo Akira Azuma, secretário da Seidec, explicou que inicialmente as vagas foram limitadas a 50 empresas principalmente por questões orçamentárias e capacidade de atendimento. Essa também é uma forma de deixar o festival com exclusividade aos participantes inscritos.
Porém, devido ao grande número de empresas interessadas em participar, mas que não conseguiram se inscrever, será avaliada a possibilidade de chegar a 60 participantes para esta edição, conforme revelou o diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rosinaldo Nunes Cardoso.
O evento gastronômico segue o mesmo formato das duas versões presenciais que aconteceram no ano passado, mantendo, inclusive, o valor de R$ 24,90 por prato. A intenção dos organizadores é melhorar a cada edição. “Uma das propostas é de não se permitir a troca de pratos durante o festival, melhorar a pesquisa de satisfação dos clientes e o tamanho dos pratos”, frisou Azuma.
As empresas participantes também têm amadurecido e adquirido experiência com o evento, testando pratos, investindo na atração de novos clientes e vendo o festival como um investimento, conforme destacou o secretário.
“Em muitos locais, o prato é vendido praticamente abaixo do preço de custo, com o objetivo de atrair novos clientes”, disse Azuma. Apesar disso, só no último evento, foi movimentado mais de R$ 1,3 milhão em vendas nos 15 dias de festival. O sucesso que o evento vem tendo tem motivado os organizadores, que já fazem previsões para a edição de inverno deste ano, a qual deve acontecer em junho ou julho.
Resultados
- 1ª edição: 30 empresas participantes e 6.106 pratos comercializados.
- 2ª edição: 50 empresas participantes e 17.693 pratos comercializados.
Festival foi apresentado em fórum internacional em Foz do Iguaçu
Devido ao sucesso do evento e dos resultados positivos que vem apresentando no município, o Festival Gastronômico “Campo Mourão no Prato” foi apresentado, em junho de 2023, no 17º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, em Foz do Iguaçu. A intenção foi demonstrar possibilidades de fortalecimento do setor gastronômico e desenvolvimento do turismo local.
“Com público estimado de 8 mil pessoas, o evento é considerado um dos maiores do Turismo Brasileiro e contou com a presença de mais de 1,3 mil marcas de diversos segmentos do trade turístico”, disse Rosinaldo Cardoso. O festival mourãoense garantiu uma posição entre os 10 melhores relatos de experiência apresentados na ocasião.