Variação da chuva e tempo firme impulsionam plantio da soja; bons preços animam produtores

As chuvas dos últimos dias intercaladas com períodos de sol estão impulsionando o plantio da soja na Comcam. O último boletim agropecuário do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgado esta semana, aponta que o plantio alcançou 74% da área na região de Campo Mourão.

Com isso, os produtores rurais semearam 512.539 hectares de um total de 692.620. Na Comcam, a produção estimada de soja a safra 2021/22 é de 2.666.587 milhões de toneladas contra 2.432.321milhões de toneladas anteriormente.

Os preços firmes da cultura animam os agricultores. A saca de 60 quilos está cotada em média a R$ 160,00. Isso antecipou a venda da safra na região em cerca de 11%.

Conforme o boletim semanal divulgado pelo Deral, nos últimos quatro anos o aumento médio do preço da saca de 60 kg de soja, preço recebido pelo produtor, foi de 28,41%. Enquanto, no mesmo período, os custos variáveis de produção aumentaram, em média, apenas 3,8%.

Segundo o técnico do Deral, Edmar Wardensk Gervasio, a margem de lucro bruta em 2018 era de 97% Já em 2021 saltou para 286%. “Isso quer dizer que a cada real investido retorna-se quase 3 reais para o produtor”, observou, ao acrescentar que do ponto de vista econômico, há poucas atividades que consigam tamanha rentabilidade, com exceção de serviços.

O clima está contribuindo também para o desenvolvimento da cultura na região. Avaliação do Deral aponta que 3% da área estão em condições ruins, lavouras atingidas pelo granizo, que em alguns casos os produtores terão de fazer o replantio de áreas;11% médias, e 86% em boas condições. O levantamento aponta ainda que 51% da área semeada está na fase de germinação e o restante em desenvolvimento vegetativo.

Segundo Gervasio, o plantio evolui de forma consistente e nesta semana chegou a 60% da área total do Estado. A produção de soja poderá atingir 20,8 milhões de toneladas no Paraná. Se confirmada, esta produção será 6% maior que a safra anterior. Já a área plantada é estimada em 5,6 milhões de hectares, praticamente igual à da safra anterior.