Verão Maior Paraná 2024: Cinespar de Campo Mourão está entre atrações
O projeto de extensão “Cinespar Itinerante: Circuito no Litoral Paranaense de Cinema na Rua”, vinculado ao campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), será uma das atrações da edição 2024 do Verão Maior Paraná, conjunto de ações integradas do Governo do Estado voltado ao lazer e ao entretenimento de turistas e moradores da costa durante os meses de janeiro e fevereiro.
Difundindo produções cinematográficas em diversos pontos do Estado, o Cinespar, apoiado desde sua criação – em 2011 – pela Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), começou a percorrer, nessa quinta-feira (4) até 4 de fevereiro, os municípios de Guaratuba, Morretes, Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá. A partir do projeto, serão exibidas, sempre a partir das 19 horas, obras cinematográficas produzidas por professores e egressos do curso de cinema da Unespar.
Todas as sessões promovidas pelo Cinespar inseridas na edição 2024 do Verão Maior serão precedidas de um diálogo com o público conduzido pela equipe do projeto de extensão, formada por professores, agentes universitários e estudantes, visando destacar o papel do cinema paranaense na formação da identidade e da cultura do Paraná. Ainda durante as exibições – com classificação indicativa entre livre e até 10 anos – serão apresentados os projetos de extensão, pesquisa e inovação desenvolvidos pela Unespar.
Ao todo, serão 13 obras cinematográficas em exibição, sendo quatro longas-metragens e nove curtas. Entre os primeiros, serão veiculados “Brichos 2: A floresta é nossa”, de Paulo Munhoz; “CineMatoso”, de Bruno de Oliveira, “O legado do pirata Zulmiro”, de Estevan Silvera, e “Travessias”, de Salete Machado Sirino.
Dos últimos, “O estacionamento”, de William Biagioli, “Paisagem de meninos”, de Fernando Severo, “Haruo Ohara” de, Rodrigo Grota, “Garoto Barba”, de Christopher Faust, “A equação do amor, de Fábio Allon, “Notícias da rainha”, de Ana Johann, “João & Maria”, de Eduardo Baggio, “Os monóculos da minha vó”, de Ana Torres, e “Órion”, de Rodriane DL.
O Cinespar é coordenado por Áurea Viana, orientado por Eduardo Baggio, tendo Ana Paula Colavite, Joab Jacometti de Oliveira, Adriana Periçaro e Juliana Andrade Viana como colaboradores, além de Hanon Arthur da Costa e Teodoro Andrade dos Santos como bolsistas. Para se deslocar entre os municípios, o Cinespar conta uma Van estilizada, telão, equipamento de som e cadeiras, adquiridos com recursos provenientes da Seti, da Fundação Araucária e do Fundo Paraná.
Serviço
A programação completa pode ser vista no site da Unespar: http://tinyurl.com/yc6dddha