Vereadora Naiany participa de encontro nacional de Procuradoras da Mulher e leva experiência de Campo Mourão

A vereadora de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori (PODE), participou nessa terça-feira (22), do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento teve como pauta principal o trabalho em rede oferecido pelas Procuradorias da Mulher de todo o País.

Na ocasião, Naiany apresentou uma palestra falando da experiência da implantação da Procuradoria da Mulher em Campo Mourão, a qual ela é procuradora. “Fizemos implementação da Procuradoria em Campo Mourão com muita articulação política junto ao Executivo. Não conseguimos nada sozinhos. Para isso tivemos algumas formas de negociar orçamentação. Fizemos, por exemplo, um acordo com o Executivo deixando no ano passado (por via legal) o valor de R$ 200 mil para a Procuradoria”, disse a vereadora, ao lembrar que a procuradoria funciona em seu gabinete, com apoio de suas assessoras.

Naiany destacou também durante o evento que no município de Campo Mourão toda rede de proteção à mulher foi reformulada. “Temos uma das 20 delegacias da mulher no Estado. Até pouco tempo atrás tinha uma servidora lá. Hoje graças a diversos fatores temos ela toda estruturada e funcionando. Mas a população pouco sabe da existência. Aí vem o trabalho da procuradoria”, argumentou.

A Procuradoria da Mulher de Campo Mourão foi criada por meio da resolução 10/2021, publicada no órgão oficial do município no dia 17 de dezembro de 2021. Naiany é a primeira Procuradora da Mulher no município. Acumula a função para o biênio 2022/23, sendo prorrogável até 2024.

A vereadora é formada em biomedicina, com especialização em Saúde Pública e Saúde da Família. Em 2019 fez parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, onde foi suplente ativa do Conselho Nacional da Mulher. É também de família de políticos. Neta, por exemplo, da ex-deputada estadual, Amélia Hruschka.

Encontro Nacional

Deputadas, vereadoras e senadoras participaram do Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher Durante o evento, as participantes reforçaram a importância de o trabalho ser realizado de forma conjunta entre as Procuradorias, seja pelas nacionais, estaduais ou municipais. Segundo as parlamentares, essa integração é essencial para o trabalho dentro das Procuradorias. Elas defendem que a realidade de cada mulher precisa ser vista de perto e, muitas vezes, apenas o município consegue entender exatamente o que ela está passando.

Naiany ressalta que o encontro foi produtivo. Durante o evento, foram apresentados vários painéis sobre diversos assuntos. O Paraná conta com 122 municípios com Procuradorias da Mulher instaladas em Câmaras Municipais, entre eles Campo Mourão.