Versão digital do CRLV é lançada com alta procura em Campo Mourão

Os donos de veículos no Paraná tem agora a opção da versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O CRLV está disponível junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo reúne os dois documentos, cujo porte é obrigatório no trânsito.

Apesar de ter sido lançado somente nesta semana, a procura pela tecnologia já é bastante grande em Campo Mourão, de acordo com o chefe do Detran da cidade, Leandro Cristiano da Silva. Segundo ele, a ferramenta veio para facilitar a vida dos motoristas já que o aplicativo da carteira digital vai permitir que o proprietário de um veículo possa portar o CRLV dentro do seu aparelho celular. O documento tem a mesma validade do documento físico e dispensa o uso obrigatório do documento físico, explicou.

Para isso, basta fazer o download do aplicativo e o cadastro da CNH e do documento do veículo. Silva lembra que o porte destes documentos é obrigatório e que se o motorista optar por carregar o documento digital tem que lembrar de manter o celular sempre carregado para poder apresentar o documento digital. Para ter o documento digital, o proprietário tem de ter pago o licenciamento do veículo de 2018, informou.

O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível nas versões Android e iOS. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Outra praticidade é que o usuário não precisa estar necessariamente logado à internet para ter acesso ao serviço. Tanto a CNH quanto o CRLV digital podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line.

O chefe do Detran lembrou que a CNH digital já está implementada no Paraná desde janeiro do ano passado. Desde então, o serviço já teve cinco milhões de downloads. Quem tem a carteira de motorista impressa, com QR Code no verso, consegue acessar a CNH Digital. Somente as carteiras de motorista emitidas a partir de 1º de maio de 2017 têm o QR Code, falou.

Porém, quem ainda não tem o documento com o código pode solicitar a emissão da segunda via pelo site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) ou presencialmente. Agora, o motorista pode baixar, além da CNH Digital, o CRVL Digital. Esses dois documentos digitais têm o mesmo valor jurídico que as versões impressas. Um passo a passo de como baixar e utilizar o aplicativo pode ser acessado no site do Detran: http://www.detran.pr.gov.br.

Compartilhamento

Há, ainda, mais vantagens na utilização do CRLV Digital: o documento pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. A distribuição pode ser feita para até 5 pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.