Voluntários se reúnem para limpeza da cidade neste sábado

A mobilização de voluntários para a limpeza da cidade que seria realizada no sábado passado foi transferido para este sábado, dia 28, em Campo Mourão. Os organizadores da ação esperam reunir centenas de pessoas para percorrer espaços públicos e terrenos baldios coletando especialmente materiais recicláveis descartados irregularmente.

O movimento faz parte dia Mundial da Limpeza, realizado em 158 países, por iniciativa do Instituto Limpa Brasil. A proposta é a conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Campo Mourão foi cadastrada na campanha pelo professor da UTFPR Edvando Vitor do Couto, que coordena o Projeto Rio do Campo Limpo.

A adesão em Campo Mourão está muito boa e esperamos reunir mais de 300 pessoas nesta ação, que muito mais que limpar busca lembrar a sociedade que cuidar da cidade não é responsabilidade apenas do poder público, salienta o professor. Ele ressalta que a reunião realizada no campus da UTFPR há mais de um mês para tratar da adesão da cidade reuniu cerca de 30 líderes, ligados a diversas instituições.

O lixo coletado será recolhido por um caminhão da empresa responsável pela limpeza pública. Cada líder mobilizou seu grupo de voluntários e definiu o local para início do mutirão. E a proposta do movimento é justamente espalhar líderes comprometidos com a causa, reforça o professor. Neste sábado haverá 15 pontos de largada dos grupos, às 8 horas, em diferentes regiões da cidade.

Entre os participantes está o grupo liderado pela primeira-dama do município Hosana Tezelli, idealizadora do projeto Cidade Limpa e Verde. Para o Dia Mundial da Limpeza ela visitou estabelecimentos de ensino, onde os alunos e professores foram convidados a participar. Estamos no início de uma longa caminhada. Teremos muito trabalho pela frente, principalmente no falar, compartilhar, explicar e orientar as pessoas sobre a necessidade de mudar hábitos e ajudar a cuidar da sua cidade, ressalta Hosana, que vai reunir o grupo na Praça São José para início dos trabalhos a partir das 8 horas.

A Associação de Moradores do Jardim Araucária, que já tem um trabalho permanente de limpeza do bairro, também mobilizou a comunidade para participar. Aqui já temos um envolvimento da comunidade e toda semana tem um grupo andando pelo bairro recolhendo lixo, ressalta o presidente Cleverson Andreiow. Este ano a associação inovou ao adquirir uma caçamba que fica no campo de futebol do bairro para descarte de resíduos.

O Dia Mundial da Limpeza surgiu a partir de um projeto coletivo na Estônia, em 2008, com 50 mil pessoas, que se reuniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica, que reduziu o problema daquele país em 75 por cento, foi realizada por voluntários. O sucesso se espalhou pelo mundo e hoje, mais de 158 países organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil são mais de 600 cidades e Campo Mourão vai participar pela primeira vez, explica o professor Edvando. 

SEAMA

Neste sábado não haverá recolhimento de resíduos volumosos, que já foi feito no sábado passado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA).  O Colégio Sigma vai receber lixo eletrônico, lâmpadas e baterias no período da manhã.  

Voluntários podem se cadastrar e escolher um endereço para participar da ação. O acesso é pela página iniciativa.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza. No portal é só escolher Paraná depois encontrar Campo Mourão e procurar o endereço mais próximo para participar da ação. O Instituto emitirá certificado com horas complementares para acadêmicos que participarem, explica o professor Edvando.

Alguns pontos de largada (às 8 horas)

– Mercadão Municipal (Grupo Yazigi  e Rotary)
– Praça do Maneco (Moradores do Jardim Flora)
– CTR (Moradores do Jardim Shangrila)
 – Igreja Nossa Senhora do Caravagio (moradores do Lar Paraná) 
– Igreja Adventista (Moradores do Lar Paraná) 
– Catedral São José (moradores do centro)
– UNIMED (moradores do centro)
– Sesc/Lions (Moradores do centro e Albuquerque)
– Bosque do Parigot de Souza (Moradores o bairro)
– Paróquia São  Francisco (região Gutiérrez) 
– Escola Sigma (região da Vila Urupês)
 – UTFPR: Grupo Sicoob/Vila Guruja)
– Ponte Jardim Araucária (moradores do bairro)
– Igreja Nossa Senhora de Fátima (Tropical ll)
– Praça do Cidade Alta 2 (moradores do bairro)