Liderança

Aproveitando a onda da repercussão da belíssima palestra proferida pelo técnico Emerson Souza no Dia da Indústria, mais uma vez usaremos este espaço para falar dele, o principal responsável pela presença de Campo Mourão na elite do basquete brasileiro. É claro que não estamos negando a participação imprescindível de tantos outros personagens como os dirigentes da Amobasquete, da Fecam, das lideranças políticas empresariais, dos atletas, da mídia, dos patrocinadores e torcedores nesta conquista, apenas iremos enaltecer o líder deste processo que culminou com a participação de uma equipe mourãoense no NBB.

Ousadia

A primeira característica deste técnico é não se amedrontar frente aos riscos, ainda que pareçam grandes. Ao contrário, parece que quanto maior o desafio, mais estimulado ele fica para se preparar bem. Muitos desviariam do convite da Liga Nacional pelo pouco tempo para conseguir recursos e se preparar, entretanto, ele e a diretoria da Amobasquete não tiveram receio e ousaram colocar o nome de nossa cidade entre os grandes do basquete brasileiro.

Comprometimento

Emerson não foi apenas técnico. Ajudou na venda de patrocínios e ingressos, carregou água, cadeiras e peças do piso para montar a estrutura de jogo, levou uniforme para lavar em sua casa, abrigou atletas da base em sua casa durante testes, acumulou tarefas administrativas, dentre tantas outras atribuições que acabaram, muitas vezes, não deixando que se concentrasse devidamente para as partidas. Fez por que era necessário em um momento de dificuldade, mas é consciente da necessidade de profissionalização da estrutura e para isso está mobilizando a diretoria da Amobasquete e Fecam.

Empreendedorismo

Outra qualidade do Emerson é a sua capacidade de encontrar soluções para as dificuldades que aparecem no caminho. Utilizando de ideias inovadoras, o técnico mourãoense e sua equipe de trabalho tentam equipar as suas condições de trabalho às de clubes melhor estruturados. Prova disso são os inúmeros projetos lançados para conseguir recursos financeiros para viabilizar a participação nas competições.