‘Olho nos ODS’

A estratégia Paraná de ‘Olho nos ODS’ foi apresentada no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que trata dos avanços dos países na implementação da Agenda 2030 da ONU. O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva, destacou que “o Paraná tem 33 municípios entre os 200 melhores classificados no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. E oito municípios estão entre os 100 melhores colocados”.

‘Olho nos ODS II’
O Paraná é o único Estado do Brasil a ter o termo de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O termo demonstra o engajamento em colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Um dos destaques nos ODS é a questão da energia, usinas hidrelétricas, painéis solares (fotovoltaica) e em termos de energia eólica, o Paraná foi pioneiro na região Sul.

Ampla defesa
O deputado federal Ricardo Barros (PP) solicitou, nesta quinta-feira (8), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o agendamento do seu depoimento na CPI da Covid no Senado para “a próxima sessão da CPI após a intimação da liminar” ou antes do recesso parlamentar, marcado para o dia 17 de julho. “Desde o início me coloquei à disposição da CPI para prestar os esclarecimentos, quantas vezes forem necessárias. Estão impedindo a minha a garantia do o direito constitucional de ampla defesa”, disse.

Paraná Amigo
No Paraná, 108 municípios já aderiram ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), criado para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades tenham ações e estratégias voltadas à população com mais de 60 anos. O Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, explicou que “o Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa é responsável pela assessoria técnica às cidades que desejam implantar a iniciativa, que é do governo federal”.

Na direção!
Assessora da Secretaria de Estado da Fazenda, Vilma da Conceição Pinto, 31 anos, foi eleita pelo plenário do Senado Federal para a direção da Instituição Fiscal Independente (IFI), vinculada à Casa Legislativa, e se torna a primeira mulher negra a ocupar tal função. Mestre em economia empresarial e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vilma foi sabatinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual apresentou o atual contexto econômico e social do País.

3ª via
Segundo o jornal Folha de São Paulo, dois paranaenses estão na lista da terceira via para a disputa presidencial de 2022. Há pouco meses do período de campanha, o pleito segue polarizado entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com insinuações de uma terceira via. Os paranaenses citados pelo jornal são o governador Ratinho Júnior (PSD) e o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.

Superação
A produção industrial paranaense teve crescimento de 20% entre janeiro e maio de 2021, na comparação com os primeiros cinco meses de 2020, esse é o quinto melhor resultado do País. Os índices econômicos demonstram que o Paraná está superando os períodos mais críticos das restrições da pandemia da Covid-19, que impactou em diversos setores. “O Estado tem uma indústria forte e diversificada, que está contribuindo para o Estado superar a crise causada pela pandemia”, disse Ratinho Júnior.

31º Congresso Empresarial
O presidente da Faciap, Fernando Moraes, e o superintendente Marcio Vieira se reuniram com o vice-presidente do BRDE , Wilson Bley Lipski,para tratar, entre outros assuntos, sobre o 31º Congresso Empresarial Paranaense, realizado anualmente pela Faciap, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro no Hotel Mabu Termas em Foz do Iguaçu. O BRDE é parceiro da Faciap na realização deste evento que reúne grandes nomes do mundo empresarial e palestrantes de renomes nas áreas de gestão, inovação e empreendedorismo.

LDO federal
O deputado federal Sérgio Souza (MDB) é membro titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, instalada nesta semana. Um dos principais objetivos da CMO é a votação da LDO para 2022. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prevê votar a LDO até 17 de junho na comissão mista e no plenário do Congresso, conforme determina a Constituição Federal.

LDO federal II
“Tratar sobre os recursos que vão atender áreas prioritárias, como a educação, é fundamental nesse momento. O Brasil precisa retomar o rumo do desenvolvimento e da estabilidade para todos nós, cidadãos. Por isso, é nosso dever no Parlamento conduzir os trabalhos da CMO com muita responsabilidade e transparência, respeitando o prazo, e entregar o melhor resultado à população”, destacou Sérgio Souza, que é presidente da maior bancada do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Descoberta brasileira
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o novo coronavírus usa as glândulas salivares como reservatórios nos quais ele se replica e deles parte para infectar outras células. É a primeira vez que um vírus respiratório é encontrado nessas estruturas. O achado, acreditam os cientistas, ajuda a explicar por que o vírus causador da Covid-19 é abundante na saliva, e principalmente, é tão infeccioso.

Autorizado
A Anvisa liberou o início da vacinação de voluntários do estudo clínico da vacina ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan contra a Covid-19. A pesquisa de fase 1 e 2 está dividida em três etapas (A, B e C). Neste momento, está autorizada a etapa A, que vai envolver 400 voluntários. O imunizante será aplicado em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.