Criado exame mais barato para diagnosticar câncer e AIDS

Um novo exame, com custo reduzido, foi desenvolvido por pesquisadores britânicos no intuito de detectar diferentes vírus e também alguns tipos de câncer.

O exame ainda está em fase de análise, mas os testes permitiram detectar a presença de uma doença ou de um vírus através de um sistema de cores. Um produto desenvolvido pelos cientistas altera de cor após entrar em contato com o sangue da pessoa.

No caso da presença de um determinado componente da doença ou vírus, o líquido fica azul, caso não seja constatado, o reagente fica vermelho.

Segundo Molly Stevens, do Imperial College, “o método pode ser utilizado nos casos de câncer de próstata após a retirada do tumor para determinar a presença de algumas moléculas em concentrações ultrabaixas que possam levar a reincidência do câncer”.

“No caso de pessoas infectadas pelo vírus HIV, o exame pode ser utilizar para detectar cargas virais muito baixas que não são confirmados com os métodos atuais”, acrescentou.

Esses exames são alternativas mais baratas para países com dificuldade financeira, haja visto, que o custo é dez vezes menor que os métodos tradicionais.

Agora o que precisa ser trabalhado é o tempo para o teste estar disponível no mercado e se o preço para o consumidor final chegará realmente com um valor reduzido.

Fonte: BBC