Cuidado com bronzeamento artificial

Estudo publicado no site do “British Medical Journal” informou que 794 mortes na Europa ocorreram devido ao bronzeamento artificial, sendo 498 homens e 296 mulheres.

Os cientistas analisaram 27 pesquisas que foram realizadas sobre o câncer de pele e chegaram a conclusão que de 64 mil casos de melanoma, um tipo de câncer de pele, cerca 3.400 (5,4%) estão relacionados ao bronzeamento artificial.

Os pesquisadores do Instituto Internacional de Pesquisa de Prevenção, na França, e do Instituto Europeu de Oncologia, na Itália, apontam que bronzeamento artificial aumenta em 20% o risco de desenvolver um melanoma. No caso de pessoas com menos de 35 anos as chances dobram e a cada sessão posterior há um aumento de 1,8%.

Os autores da pesquisa informam que o câncer de pele pode ser evitado apenas não realizando a prática do bronzeamento artificial, mas vale ressaltar que o uso do filtro solar é fundamental para a prevenção desse tipo de câncer. O filtro solar deve ser utilizado diariamente, em todas as atividades e não apenas na praia ou a beira da piscina.

Fonte: G1