Doença faz jovem lembrar apenas das últimas 24 horas

Lembra do filme Como se Fosse a Primeira Vez? Aquele que a atriz Drew Barrymore interpreta Lucy, uma jovem que não consegue se lembrar dos fatos do passado, ficando pressa sempre no mesmo dia.

Então, uma adolescente de 19 anos chamada Jess Lydon passa por um problema parecido. Ela está presa no presente devido a uma rara doença cerebral que faz com ela consiga se lembrar apenas das últimas 24 horas da sua vida.

A doença é conhecida como Síndrome de Susac. Trata-se de uma doença tão rara que foram diagnosticadas apenas 250 casos em todo o mundo.

A jovem afirma que não tem passado. Não consegue se lembrar do Natal e nem dos amigos, apenas de pequenas recordações do passado. Chega ao ponto de em certos momentos, logo após tomar café, ela se esquecer que já havia se alimentado e começar novamente a comer.

A doença foi diagnosticada em novembro de 2011, dede então Jess já perdeu a audição e a visão, tem fortes dores de cabeça e ainda desenvolveu uma aversão à luz natural.

Segundo o neurologista Holger Allroggen “a doença atinge normalmente mulheres entre 20 e 40 anos. É a tão rara que a maioria dos centros de neurociência tem não mais de um caso em anos”.

Espera-se que dentro de cinco anos, a doença sofra uma regressão e diminua os sinais e sintomas, porém qualquer perda de visão ou de audição pode ser permanente.

Fonte: Terra