Entenda a Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar é a doença que matou o ator e diretor Marcos Paulo no último domingo.

O que realmente acontece na embolia pulmonar é a obstrução dos vasos sanguíneos que levam o sangue até esse órgão. As veias de várias partes do corpo acumulam coágulos, quando um coágulo se desprende de um grande vaso sanguíneo e entope uma veia de menor calibre obstrui a chegada do sangue ao pulmão. O evento é semelhante ao infarto que ocorre no coração e ao derrame ou acidente vascular cerebral que acontece no cérebro.

O sangue do nosso corpo passa pelos pulmões para receber oxigênio e então segue para o coração para ser bombeado para outros órgãos.e é bombeado para todo o corpo novamente.

Segundo o cirurgião vascular Francisco Osse, diretor do Centro Endovascular de São Paulo, a maioria dos casos de embolia tem origem em trombose nas pernas. Na trombose ocorre a formação de coágulo dentro das veias. Como as veias das pernas são mais largas que a dos pulmões, ao passar por essas veias mais finas, bloqueia a passagem de sangue.

A pessoa com embolia pulmonar necessita de tratamento de emergência, apresenta quadro agudo de falta de ar, geralmente acompanhado de fortes dores no peito e pode haver tosse com sangue no escarro. Se o tratamento foi realizado em tempo hábil, tem sucesso em 95% dos casos.

Dois fatores de risco são importantes ao falar de embolia pulmonar: histórico de câncer e longas viagens de avião.

O câncer é um fator de risco para a formação de coágulos, pois fragmentos de células cancerígenas podem se acumular na paredes das veias. Nos casos de quimioterapia o risco é ainda maior, a medicação causa lesão na parede dos vasos sanguíneos.

Em viagens longas de avião é comum a formação dos coágulos, quando uma pessoa passa muito tempo sem andar, não ativa o músculo da panturrilha, o sangue circula mais devagar e pode ocorrer a formação de coágulos. O ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais grosso, o que também aumenta a coagulação.

A orientação médica para evitar esse problema é realizar caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha, ingerir muita água e evitar bebidas alcoólicas.

Nessas situações a prevenção é fundamental. Vamos pensar nisso em nossas próximas viagens.