A importância da Reserva de Emergência

Quem já tinha formado sua Reserva de Emergência antes da crise, mesmo perdendo totalmente sua renda principal, está segurado por um certo período, conseguindo passar por essa crise um pouco mais tranquilo.

Neste artigo vou explicar a importância da Reserva de Emergência, que serve como um seguro para você passar com menos dificuldades pelas crises. 

A Reserva de Emergência funciona como um seguro que você pode usar quando surgir alguma despesa não planejada, ou perca parte ou totalmente sua principal fonte de renda.

O dinheiro investido para a Reserva de Emergência tem que estar em produtos com liquidez imediata e com pouco risco, para resgatarmos o dinheiro o mais rápido possível sem prejuízo.

No Brasil há três produtos que são indicados para a Reserva de Emergência, que são o Tesouro Selic, Fundos DI e CDB’s com liquidez diária.

O cálculo para você determinar o  valor da sua Reserva de Emergência é simples, basta você somar o valor das suas despesas ou da sua renda e multiplicar pelos meses que você pretende ficar segurado.

É recomendado que a Reserva de Emergência seja capaz de cobrir os seus gastos por um período de 6 a 12 meses, dependendo do tempo que você acha que levará para conseguir recuperar o valor da sua renda.

A Reserva de Emergência não serve para alavancar seu capital e sim para servir como uma fonte de recursos para ser usada quando estamos passando por momentos de dificuldade financeira.

A Reserva de Emergência evita que você tenha que se socorrer a empréstimos bancários, familiares ou até com agiotas, agravando ainda mais a sua situação, pois você terá que pagar altos juros sobre o valor emprestado.

Outra vantagem da Reserva de Emergência é que com ela você tem mais tempo para se recolocar no mercado de trabalho ou de conseguir uma outra fonte de renda, pois você usará os recursos acumulados para honrar seus compromissos no mês.

Mesmo a Reserva de Emergência sendo capaz de cobrir as suas despesas por um período, é recomendado que você diminua o seu padrão de vida.

Caso apareça algum gasto não planejado nesse período, você consumirá o valor da sua reserva mais rapidamente, diminuindo o tempo que você estará coberto.

Enxugando as suas despesas você abre a possibilidade de ficar coberto por mais tempo e de conseguir bancar um gasto não planejado.

A Reserva de Emergência é muito importante para qualquer planejamento financeiro, ela deve ser a primeira coisa a ser formada, pois funcionará como um seguro para cobrir despesas não planejadas.

Quem fez um bom planejamento anteriormente está conseguindo passar por essa crise com menos dificuldade, pois sua Reserva de Emergência consegue bancar o seu consumo e de sua família.

André Lucas Ciola, economista e desenvolvedor do Blog Me Conte