Analistas aumentam a projeção do Ibovespa para 2020

As projeções para o Ibovespa no começo do ano era que fecharia 2020 acima dos 130 mil pontos, mas por causa da crise o índice derreteu, agora com uma possível melhora da economia os analistas aumentam a projeção do Ibovespa para 2020.

O Ibovespa, também conhecido como IBOV é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, que demonstra uma média das ações mais negociadas na B3, e é demonstrado através de pontos.

O Ibovespa, chegou a bater os 119 mil pontos em janeiro de 2020, sinalizando que seria um ano com ganhos consideráveis na B3, que segundo alguns analistas fecharia o ano acima dos 130 mil pontos.

Mas com a crise instalada no Brasil por causa do Corona Vírus a Bolsa derreteu quase 50%, com o IBOV chegando nos 63 mil pontos em março.

Um dos motivos que levou essa queda foi a fuga dos investidores estrangeiros, que sacaram um total de R$77 bilhões dos seus investimentos na B3 para investirem em mercados mais seguros, como por exemplo a Bolsa dos EUA.

Mas de um tempo para cá a Bolsa começou a se recuperar e em junho o Ibovespa já bateu os 90 mil pontos, fechando o último pregão em mais de 98 mil pontos.

Essa melhora no índice fez os analistas melhorarem a projeção para o Ibovespa no final de 2020, que antes não passava dos 90 mil pontos, agora há quem ache que o índice pode bater os 120 mil pontos.

Um dos motivos foi a injeção de dinheiro feito pelo Governo Federal para tentar diminuir o impacto na economia, através de programas de renda para a população e a queda dos juros para financiamentos para pequenas e grandes empresas.

Outro motivo foram os seguidos cortes na taxa Selic, que hoje está em 2,25%, que reduziu bastante o retorno dos investimentos da Renda Fixa, então para conseguir melhorar o retorno da sua carteira os investidores começaram a investir em ações.

Esse movimento causou um grande aumento de investidores da B3, mesmo com o IBOV derretendo em março, chegando em 2,648 milhões de novos CPFs cadastrados no final de junho, injetando mais dinheiro nesse mercado, auxiliando na sua recuperação.

O que também influenciou o aumento da projeção do Ibovespa foi o enfraquecimento do dólar, valorizando os preços das commodities, fortalecendo o mercado interno e diminuindo o risco país.

Com uma menor probabilidade do Governo e empresas darem o calote no pagamento dos seus títulos, aumentou a confiança dos investidores estrangeiros, que voltaram a investir no Brasil.

Mas lembrando que esses valores para o Ibovespa são apenas projeções e nada garante que se concretizarão no final do ano.

Esses dados estão baseados numa melhor recuperação da economia brasileira, baseado nos incentivos do Governo que injetou dinheiro na economia, e numa vacina que poderá sair no final do ano, dando fim a essa crise.

Mas alguns analistas projetam uma recuperação mais lenta da economia brasileira, e até o final do ano o cenário poderá ser bem turbulento, fazendo o IBOV oscilar bastante.

E caso a vacina não saia no final do ano, será bem difícil manter o otimismo dos analistas, que poderão derrubar novamente a projeção do IBOV para 2020.

André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]