Justiça Eleitoral faz mais um plantão neste fim de semana para atualização de cadastro

O Fórum Eleitoral de Campo Mourão fará mais um plantão neste fim de semana para atualização do cadastro eleitoral. O prazo encerra na próxima quarta-feira (8). Durante a semana, a Justiça Eleitoral também está atendendo em regime de plantão. As Eleições Municipais serão no dia 6 de outubro.

No sábado (4), o atendimento ao eleitorado será das 9 às 17 horas, enquanto no domingo (5), das 9 às 13 horas. Já em dias úteis, o funcionamento ampliado do Cartório Eleitoral segue até a próxima quarta, das 9 às 18 horas.

A chefe do Fórum Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi, ressaltou que o funcionamento ampliado é para tentar evitar grandes filas, comuns nos últimos dias do prazo. “É comum boa parte do eleitorado deixar para fazer a regularização de títulos, por exemplo, somente nos últimos dias gerando grandes filas”, observou.

Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para regularização do cadastro ou transferir o domicílio eleitoral, o morador deve apresentar documento de identidade original com foto, comprovante de endereço original, certificado de alistamento militar original para o sexo masculino nascido em 2005.

Além de ficar de fora das eleições municipais, quem não regularizar o título também não consegue tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade, nem renovar matrícula, nem assumir cargo por aprovação em concurso público.

Sueli, lembrou que foi sancionado no Paraná, recentemente, lei que concede aos mesários e às pessoas que prestarem apoio logístico nas eleições gerais e municipais o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. O benefício tem como objetivo incentivar a participação voluntária nas Eleições Municipais.

A chefe do Fórum Eleitoral ressaltou que os mesários desempenham papel público fundamental para que o eleitor possa exercer o seu direito de voto, por isso deve ser valorizada. “Nesse sentido, o benefício da meia-entrada é um importante incentivo e reconhecimento aos eleitores que doam seu tempo trabalhando de forma gratuita no dia das Eleições”, afirmou Sueli.

Para ter direito à meia-entrada, o mesário deverá comprovar que participou das eleições por meio da certidão expedida pela Justiça Eleitoral, que pode ser emitida pelo site do TSE ou pelo Cartório de sua Zona Eleitoral. O benefício garante 50% de desconto na entrada em espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais recreativas, de artes plásticas e quaisquer outros que proporcionem lazer e entretenimento. O direito à meia-entrada é válido por dois anos.

Além da meia-entrada, quem se voluntariar como mesário também tem como benefícios a dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral, vale refeição no valor de R$ 60,00 em cada turno da eleição, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.

Inscrições para mesários

De acordo com a Justiça Eleitoral, as inscrições para ser mesário nas Eleições de 2024 podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Já pelo aplicativo, o eleitor deve baixá-lo no seu celular e, após o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Os mesários podem incluir sua eventual deficiência, o que possibilita melhor atendimento de suas necessidades por parte da Justiça Eleitoral do Paraná e um controle estatístico mais preciso sobre o perfil daquelas e daqueles que trabalham nas eleições.