Conheça as opções para investir em ouro
O ouro vem chamando a atenção nesses últimos tempos por causa da sua alta valorização, batendo recorde de valor por grama de ouro, então neste artigo conheça as opções para investir em ouro.
Você já deve ter ouvido falar em algum lugar da alta valorização na cotação do ouro nesse ano, chegando a passar pela primeira vez dos US$2.000,00 o valor da onça (oz = 28,3495g) em 6 de agosto.
A cotação do ouro já valorizou nesse ano mais ou menos 27%, sendo um dos produtos que mais valorizou, chamando a atenção dos investidores.
O ouro é uma commodity negociada por grama ou onça com valores em dólar e, seu preço sofre uma flutuação dependendo principalmente da lei da oferta e demanda, ou seja, quanto maior a demanda pelo ouro mais o preço sobe.
Normalmente os investidores costumam investir em ouro quando a economia está passando por alguma turbulência ou crise, como a causada pelo Covid-19, como uma forma de proteção (hedge) dos investimentos.
Como o ouro costuma ter uma relação inversa com as ações, ou seja, quando um valoriza o outro desvaloriza, nesses momentos turbulentos os investidores preferem investir em ouro do que em ações por causa do risco de uma grande desvalorização dos papéis.
Para investir em ouro você tem quatro opções, que são comprar ouro diretamente, investir em fundo que aplicam em ouro, adquirir contratos futuros de ouro ou em ETFs lastreados em ouro.
É possível comprar gramas ou barras de ouro em bancos ou em Distribuidoras de Valores Mobiliários (DTVM) e armazená-lo em casa, não sendo a opção mais segura, pois corre o risco de ser roubado.
Caso compre diretamente ouro você também deve escolher uma opção segura para guardá-lo, sendo umas das opções os próprios bancos que cobraram uma taxa de custódia pelo serviço.
Outra opção são os Fundos de Investimentos em ouro, que são fundos multimercados que investem seu patrimônio em contratos futuros ou em ETFs de ouro.
Neste tipo de Fundo você deve prestar atenção no rendimento do Fundo, analisar o desempenho do gestor e prestar atenção da taxa de administração cobrada, pois ela interfere diretamente na rentabilidade do Fundo.
O investimento em Fundos de Ouro é recomendado para quem não tem tempo e nem interesse em analisar a cotação e o preço futuro do dólar e, prefere passar essa responsabilidade para um gestor profissional.
Outra vantagem também é o baixo valor para investimento já que o investimento inicial fica em torno de R$1.000,00 facilitando o investimento para o pequeno investidor.
Mais uma opção são os contratos futuros de ouro, através do home broker da sua corretora com duas opções de investimento: o contrato de lote padrão de 250g com o código OZD1 ou o OZD2 que pertence ao lote fracionário de 10g de ouro.
Apesar do lote padrão ser necessário um valor maior para adquirir uma cota do contrato, ele costuma ser mais líquido que o lote fracionário, ou seja, você consegue transformar sua cota em dinheiro mais facilmente.
A vantagem do contrato OZD2 é que você consegue comprar cotas investindo menos dinheiro, mas terá uma maior dificuldade de vender sua cota no mercado.
Os contratos futuros são indicados para investidores mais experientes, pois é necessário entender mais do mercado de ouro, além de ter que investir um valor maior para adquirir cotas do contrato.
Por último o investidor pode adquirir ETFs também através do home broker da sua Corretora de Valores, que seguem o índice GLD, em que cada unidade equivale a ao preço de 10% de onça troy de ouro.
A vantagem de investir nesses ETFs são semelhantes de adquirir cotas de Fundos de Investimento, mas os ETFs não sofrem com o come cotas cobrados nesses Fundos.
André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]