Conheça os principais índices do mercado brasileiro

Neste artigo irei mostrar os principais índices do mercado brasileiro, que servem como parâmetro para avaliar o desempenho dos seus investimentos.

Os principais indicadores dos títulos da Renda Fixa são a taxa Selic, CDI e o IPCA, sendo usados como parâmetros para os títulos do Tesouro Nacional, CDB, LCI, LCA e etc.

A taxa Selic, que é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia é a taxa básica da economia brasileira, calculada pelo Banco Central e é obtida através da média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.

Bem parecido com a Selic temos o CDI, que significa Certificado de Depósito Interbancário, é a taxa cobrada sobre os empréstimos realizados entre os bancos e seu valor fica muito próximo a taxa Selic.

Outro indicador é o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), que mede a inflação do Brasil, é divulgado mensalmente pelo IBGE e o cálculo é feito através da média da variação dos preços de uma cesta de produtos.

Dentre os investimentos da Renda Variável os principais indicadores são o Ibovespa, IFIX, SMLL, IBrX 100 e o IDIV,  esses índices servem como parâmetro para avaliar diferentes ativos negociadas na B3.

O mais conhecido dentre eles é o Ibovespa, é medido através de um sistema de pontos que avalia o desempenho médio das ações na Bolsa.

Outro indicador das ações negociadas na B3 é o Índice Small Caps, mais conhecido como SMLL, que busca refletir o desempenho das ações das empresas de menor capitalização na Bolsa.

Para saber o desempenho das 100 ações mais negociadas na B3, basta conferir o índice IBrX 100, ele é calculado através de uma carteira teórica de ativos e é revisado a cada quatro meses.

Já o IDIV, que é o Índice de Dividendos do Mercado Bovespa, representa o desempenho das ações das empresas que mais pagaram proventos aos seus acionistas.

E por último temos o IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários), que mostra uma média do desempenho dos principais Fundos Imobiliários negociados na B3, incluindo no seu cálculo a variação dos preços e a distribuição de proventos.

Há também indicadores para avaliar cada classe de Fundo de Investimento, e alguns serão explicados logo abaixo.

O IMA-B, que significa Índice de Mercado Anbima serve como referência para os Fundos de Renda Fixa com títulos atrelados à inflação, representa o desempenho de uma carteira de títulos públicos atrelados ao IPCA, e lógico é calculado pela Anbima.

Outro índice calculado pela Anbima é o IRF-M, que significa Índice de Renda Fixa do Mercado, é utilizado como parâmetro dos Fundos que tem a maioria da sua carteira composta por  títulos pré-fixados.

Para comparar o desempenho dos Fundos Multimercados utilize o IFMM, que significa Índice de Fundos Multimercados e é calculado pelo Banco BTG Pactual, utilizando a média do Patrimônio Líquido do Fundo nos últimos três meses.

E por último, para avaliar os Fundos compostos por moeda estrangeira basta avaliar o desempenho dessa moeda em comparação ao real, sendo o dólar a moeda mais utilizada.

Espero que essas explicações te ajudem a escolher o índice indicado para cada investimento, para você conseguir fazer uma avaliação correta do desempenho da sua carteira de investimento.

André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]