Ater, o grande negócio daqui e da China

Se a sua visão é para um ano, plante trigo; se a sua visão é para uma década, plante árvores; se a sua visão é para toda a vida, plante pessoas.”

George Barna

Cabe salientar o final da reflexão do conferencista estadunidense George Barna: (…) … se a sua visão é para toda a vida, plante pessoas. Ater Cristófoli conhece e sabe cultivar, plantar pessoas. Para ele, acreditar nas pessoas é observar além do que elas são, antever o potencial a ser desenvolvido e oportunizar meios para que elas cresçam positivamente.

A Gazeta do Povo, edição desta semana, destaca as empresas comandadas por ele, o padrão multinacional (presente em 35 países) na fabricação de autoclave, o faturamento e a expansão dos negócios. Ater é dinâmico, tem ousadia, sabe correr riscos, planeja, almeja evoluir  tecnologicamente no fabrico e circulação dos seus produtos.

O objetivo e a convicção que servem de razão e base para o trabalho do Ater é ter o ser humano como o ponto de partida e de chagada. Há alguns anos o visitei na empresa, dialogamos durante um longo tempo. Pude constatar o que dele já tinha ciência, porém mais ainda aumentaram o meu respeito e admiração. Ater tem entusiasmo, seriedade e a visão de mundo, humanística, sobretudo. Vem daquela década de 90 o grande aprendizado que tive naquele diálogo, também ao constatar que o Ater aposta no futuro, investe nos jovens, oferece-lhes meios para ideias luminosas (que podem ser bem simples e práticas) e todo o engenho para viabilizar projetos, o que espelha atualmente no número de empresas (14) criadas, devido a esse respaldo.

O ser humano tem valor pelo que ele realiza. Ater tem uma história que chega a dar a impressão que é muito para uma pessoa que tem 50 anos de vida.  Entretanto, é enorme a gama de experiência que tem, sonhos e realizações, ele está sempre pronto a propor, enfrentar ou ser ele mesmo o motivo de todos os desafios.

Ater não se prende a rotina de administrar, tem um sentimento latente da responsabilidade social, é por isso que preside o Observatório Social do Brasil. Não se descuida de Campo Mourão e região, tem atenção pela nossa terra, acompanha e participa das iniciativas que visem o desenvolvimento social e econômico. Bem informado e atento, Ater sabe ouvir e não deixa escapar a oportunidade de descortinar novos e promissores horizontes.

Adversidades e revezes, sonhos ainda não realizados não lhes tira o ânimo, tudo é contabilizado como experiência, acúmulo de maturidade a renovar no Ater a esperança promissora de um mundo melhor, como ele, humano e correto.       

Fases de Fazer Frases (I)

O melhor livro de cabeceira é sobre o sono.

Fases de Fazer Frases (II),

Quem vive apenas de ilusão é mágico.

Fases de Fazer Frases (III)

A esperança é a última que morre …nem sempre convém sepultá-la.

Fases de Fazer Frases (IV)

Se nada mais me estranhar, serei eu o estranho?

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)

A avenida mais movimentada de Campo Mourão é a Irmãos Pereira: 610 veículos transitam  a cada hora! Foi o endereço onde eu e a maioria dos meus irmãos nascemos e fomos criados pelos nossos saudosos pais Eloy e Elza. Quando a Irmãos Pereira tinha pouco movimento, ainda assim, o meu pai só guardava o carro na garagem, deixo vaga para os fregueses estacionarem (o escritório contábil era no mesmo terreno da nossa casa).  

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)

Finalmente foi cassado o deputado federal paranaense André Vargas (ex-PT). Dos 30 deputados do Paraná, 24 votaram pela perda do mandato. Os que são ou atuam na região, Rubens Bueno, líder do PPS votou pela cassação,  Odílio Balbinoti (PMDB) não compareceu à sessão, o mesmo fez o filho do mensaleiro condenado José Dirceu, Zeca (PT) não deu as caras. André não compareceu, (alegou problemas médicos), se fosse para pegar jatinho particular do amigão dele, o doleiro Youssef, preso na Polícia Federal, estaria como uma disposição tremenda.  

Reminiscências em Preto e Branco

Antigo é o tempo da manivela.

O tempo vela o antigo. Tudo se nivela.

O tempo me enleva. Não me leva o tempo.

Eu levo o tempo que me nivela.