Paraná Day, sucesso em Portugal

Meus amigos, escrevo esta coluna direto de Lisboa, onde cheguei no fim de semana para me unir à comitiva paranaense que esteve em missão oficial nos Estados unidos e agora em Portugal.

E quero falar sobre o sucesso do nosso “Paraná Day” por aqui. Com o governador Ratinho Junior, outros secretários de estado, representantes do governo e colegas deputados, nos reunimos com empresários portugueses, representantes de startups, prefeitos e lideranças políticas. Entre outras agendas, estivemos com o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, e com o prefeito de Lisboa, Carlos Moedas. Tive também a oportunidade de palestrar na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

Muito importante esta ação, pois apenas estando aqui em contato com os europeus para ver, in loco, o quanto ainda podemos explorar em termos de parcerias comerciais e, especificamente meu caso, em termos de divulgar nossos atrativos turísticos e atrair mais visitantes do Velho Continente.

Uma das Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu são sem dúvida nosso atrativo mais conhecido por aqui. Mostramos aos portugueses um Paraná inserido no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica, com a cosmopolita capital Curitiba, mundialmente famosa por suas inovações urbanísticas e pela sustentabilidade, a poucos quilômetros da floresta virgem. Mostramos que há outras excepcionais opções de destinos para se conhecer depois de visitar as Cataratas.

Apresentamos todas as possibilidades de chegada a Foz e a Curitiba por via aérea, e o governador Ratinho Junior ainda anunciou que Curitiba vai ganhar uma nova rota internacional a partir do segundo semestre deste ano: a Azul Linhas Aéreas terá um voo ligando a capital paranaense a Montevidéu, no Uruguai. O novo voo será operado três vezes por semana, utilizando aeronaves Embraer E2, com capacidade para transportar até 136 pessoas. O início das vendas está previsto para ocorrer em junho.

Também revelamos detalhes das novas rotas de cruzeiros internacionais que passarão por Paranaguá, além daqueles que partirão do litoral paranaense rumo à Argentina e ao Uruguai.

Mostramos ainda a vasta carta de resorts de nível internacional que temos no Paraná, e as opções de investimento em segmentos ligados ao turismo – há espaço para novos centros de eventos, hotéis, parques, trens turísticos, gastronomia e outros. As projeções mostram um crescimento do turismo em nosso estado nos próximos anos, e essa tendência abre oportunidades de negócios em todas essas áreas.

Outro ótimo fruto colhido na viagem foi a parceria firmada com o Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. O protocolo de intenções prevê a instalação de um espaço voltado exclusivamente a empresas do setor de tecnologia e inovação em Curitiba. Criado há 30 anos, o Taguspark é um bairro planejado para o futuro e que abriga 160 empresas e 26 startups, além de 16 mil pessoas. No centro, mais de 90% das empresas nacionais e internacionais instaladas são focadas no desenvolvimento de tecnologias aplicadas para soluções nas áreas da saúde, Tecnologia da Informação (TI) e engenharia, entre outras. Como parte da parceria, o parque ofereceu um espaço para a Celepar e o Governo do Paraná prospectarem novas parcerias dentro de sua estrutura.

Enfim, o Paraná Day em Portugal foi um sucesso. E outras ações virão, para abrir as portas do Paraná ao mundo!

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná