Patrulha Ambiental no combate à estiagem

Em meio à mais severa estiagem dos últimos 100 anos, os caminhões-pipa que entregamos para quase metade dos municípios paranaenses no governo Ratinho Junior estão cumprindo um papel fundamental e importantíssimo.

Eles fazem parte da Patrulha Ambiental, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) que realiza a entrega de equipamentos para auxiliar os municípios no abastecimento de água, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos.

O caminhão-pipa é utilizado pelas administrações municipais para higienização, irrigação e abastecimento de água, e neste período de estiagem prolongada no combate a focos de incêndio florestais e em propriedades rurais – especialmente em pequenos municípios que não têm base do Corpo de Bombeiros.

Desde 2019 já foram entregues 190 veículos para 180 cidades, totalizando um investimento de R$ 45 milhões – com dinheiro a fundo perdido do Tesouro Estadual e boa parte com recursos provenientes de emendas parlamentares de responsabilidade dos colegas deputados estaduais, a quem agradeço imensamente pela iniciativa.

Vivemos um momento de crise climática, de falta de água, com o país todo em situação muito delicada. Temos que preservar, recuperar e não permitir que o meio ambiente seja degradado. Esses caminhões-pipa são condicionantes para esse combate.

Tenho recebido diariamente mensagens dos prefeitos mostrando o uso dos caminhões, especialmente nas últimas semanas, para debelar rapidamente focos de incêndio que poderiam vir a se tornar grandes tragédias ambientais. Em alguns casos, o fogo já estava indo em direção a casas e celeiros! São imagens realmente impressionantes.

Agora, nossa intenção é alocar mais recursos para que consigamos destinar ao menos um caminhão-pipa para cada um dos 399 municípios do Paraná até o final do governo Ratinho Junior.

Poços artesianos

Ainda falando sobre o combate à estiagem, gostaria de destacar também a perfuração de poços artesianos dentro do programa Água no Campo, que leva água potável para áreas rurais e regiões mais isoladas, garantindo assim para centenas de famílias o acesso à água de qualidade.

São 3 equipes do IAT para execução desses serviços, que somente em 2021 perfuraram 148 poços artesianos profundos em áreas tutais. Desde 2019, já são 400 poços perfurados, levando qualidade de vida para a população.

A prefeitura fica encarregada de definir o local da perfuração e pelo fornecimento dos tubos de revestimentos ou filtros, combustível (óleo diesel), areia, brita, cimento e custeio. Após a conclusão dos serviços de perfuração, fica sob responsabilidade da prefeitura e comunidades a regularização da área de uso em comum, a operacionalização do poço (bomba, reservatório, energia e adução) e a solicitação da outorga de uso do manancial.

Não há nada mais nobre do que garantir água para beber, para higiene, para manter a plantação e os animais. Ver a alegria dessas pessoas quando finalmente a água chega em suas casas, não tem preço!

Marcio Nunes é secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná