Uma semana simbólica

Meus amigos, nesta terça-feira eu e o governador Ratinho Junior seremos anfitriões, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, de um grande e importante encontro do setor turístico de todo o Paraná. Serão prefeitos, secretários municipais, representantes das Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e iniciativa privada, todos reunidos para conversar sobre o planejamento do Executivo para o segmento nos próximos anos, além de reforçar a importância dos papéis dos setores público e privado e das parcerias para o desenvolvimento do turismo paranaense.

Durante todo o dia serão tratados temas como inovação, marketing, inteligência turística e sustentabilidade. Aliás, vamos aproveitar firmar um protocolo de intenções entre Secretaria do Turismo, Instituto Água e Terra e o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) com o objetivo de viabilizar a realização da Compensação de Carbono nos eventos da SETU – ou seja, promover a descarbonização do setor turístico em nosso estado

E, a partir de quinta-feira, o Parque Barigui recebe mais uma edição da Expo Turismo Paraná, uma das mais importantes feiras do setor, organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). As principais entidades do turismo regional e nacional estarão aqui, divulgando tendências, participando de fóruns e premiações promovendo uma importante agenda de capacitação profissional voltada para os agentes de viagens.

O governo do Paraná será protagonista, não apenas com um grande estande da Secretaria do Turismo, mas também com a participação ativa de seus técnicos e turismólogos nas palestras e debates.

São dois grandiosos eventos que acontecem em um momento muito importante de forte retomada do turismo paranaense.

Ontem, por exemplo, foram divulgados os números de visitação no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa: em maio, o local recebeu nada menos do que 5.424 turistas, quase o dobro do período pré-pandemia (em 2019, foram 2.396 visitantes). Também foi o melhor feriado de Corpus Christi da história, com quase 4 mil visitantes entre os dias 8 e 11 de junho. Vila Velha é muito simbólica, por ser a primeira Unidade de Conservação do estado do Paraná a ser concedida para a iniciativa privada. E os resultados mostram que este é um caminho correto a ser seguido em outros parques e em outras regiões.

Vale lembrar que, como já falamos aqui, o Parque Nacional do Iguaçu também bateu recorde histórico de visitação em abril.

Mas as boas notícias não se restringem ao aquecimento no número de visitantes: o Paraná é o único estado do Brasil com dois municípios selecionados na Estratégia Nacional DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo na semana passada. Foz do Iguaçu lidera e Ponta Grossa é a terceira colocada no ranking. Os outros municípios escolhidos foram Goiânia (GO), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS).

As cidades participantes foram selecionadas a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.

Isso é resultado da seriedade com que o nosso estado está levando turismo como uma atividade econômica, buscando melhorar cada vez mais a qualificação, a profissionalização e a infraestrutura.

Os eventos dessa semana acontecem em um momento muito importante, simbólico. Um momento que devemos aproveitar para elevar o Paraná aos mais altos níveis do turismo mundial.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná