Câmara de Mamborê se desfilia da Acamdoze

A Câmara de Mamborê publicou nesta sexta-feira (10), resolução de desfiliação da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze). A desfiliação acontece com a entrada do novo presidente do Legislativo, o vereador Jairo Arruda (PDT). A Câmara do município estava filiada a associação desde 2010. A saída foi aprovada em sessão na terça-feira. A alegação é economia. Pelo menos 6 câmaras da região se desfiliaram da entidade somente neste ano. Dos 25 Legislativos da região, apenas 10 estão filiados.

Ex-prefeito de Roncador tem contas reprovadas pela Câmara

A Câmara de Vereadores do município de Roncador reprovou as contas do ex-prefeito da cidade, Ilizeu Puretz (PSD), referentes ao exercício de 2007. A decisão seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que já havia opinado pela irregularidade. Na época, o ex-gestor foi multado pelo TCE em R$ 7, 9 mil pelas irregularidades. A resolução da Câmara foi publicada ontem, no órgão oficial do município.

Irregularidades

As irregularidades apontadas para reprovação das contas de Puretz foram divergências nos ajustes efetuados na conciliação bancária em confronto com s extratos; omissão de conta corrente no sistema informatizado; não comprovação dos ajustes realizados em conciliações bancárias; saldos bancários não comprovados; falta de repasse das contribuições dos servidores e da parte patronal do regime próprio de previdência social; falta de repasse da contribuição patronal ao INSS e não encaminhamento do certificado de regularização previdenciária.

Alegações

Em sua defesa, o ex-prefeito alegou que houve erro do banco, que os valores de uma conta bancária foram compensados em outra e que o município teve sérios problemas na emissão de relatórios e demonstrativos contábeis. Disse ainda que as pendências previdenciárias foram sanadas em 2008. No entanto, não apresentou documentos comprovando.

Mais saúde

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, fez na manhã de quarta-feira (8), a entrega de uma ambulância zero quilômetro ao prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (PPS). Além disso, anunciou recursos para a reforma de um posto de saúde da cidade e aquisição de equipamentos de fisioterapia e de urgência e emergência. O secretário estava acompanhado do deputado estadual Luciano Ducci (PSB). Só temos a agradecer ao governador e toda equipe envolvida pelo suporte, disse Oliveira.

Dito e Escrito

Sou prefeito de primeiro mandato, mas estou tendo uma gestão ‘super’ abençoada por que pessoas de competência estão trabalhando do lado do governador do Paraná.

Leandro César de Oliveira (PPS), prefeito de Araruna, ao comentar sobre recursos anunciados pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ao município, na quarta-feira.

Por Walter Pereira | [email protected]