Denúncia

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recebeu denúncia feita pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Campina da Lagoa, Márcio Fernando Calderari (DEM), sobre irregularidades em obras de construção do prédio do Legislativo. As obras foram feitas nos anos de 2007 e 2008 pela Construtora W. Grokskreutz e Oliveira Ltda. De acordo com a denúncia, a Câmara repassou à empreiteira 70,34% do valor contratado, mas a obra teve apenas 35% de execução. Ele denunciou ainda que o telhado não seguiu o projeto arquitetônico e que, apesar de o terreno ter sido doado pela prefeitura ao Legislativo, não houve a transferência da propriedade do terreno no registro de imóveis. O Tribunal intimou a Câmara e a empresa responsável pela construção para que se manifestem sobre o caso no prazo de 15 dias.

Prefeito nega gasto irregular com pneus para frota

O prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski (PSDB), negou ontem à TRIBUNA gastos irregulares com aquisição de pneus para frota do município. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu um comunicado de irregularidade ao gestor sobre supostos gastos elevados. Segundo o TCE, as despesas altas com pneus realizadas de janeiro de 2014 a junho de 2016 pelo município tiveram aparente descompasso com a frota. Krachinski esclareceu que houve gastos acima da média porque muitos dos pneus adquiridos pela prefeitura, fornecidos pela empresa vencedora da licitação, estouraram com pouco tempo de uso. Tivemos que fazer uma nova licitação com outra empresa, justificou.

Se explicando

Krachinski afirmou que já está encaminhando documentos ao TCE para explicar a situação. Ele disse acreditar que não terá problemas com o caso. Após o episódio dos pneus estourarem ainda novos, ele disse que o município licitou com outra empresa. Quando faz a licitação não podemos escolher marca, então temos que pegar o mais barato, não tendo como fazer um controle de qualidade. Acaba saindo mais caro o molho do que o peixe, comentou o gestor. Estamos tranqüilos e vamos conseguir esclarecer ao Tribunal que não houve irregularidade, acrescentou.

Audiência sobre soja safrinha reúne produtores na Alep

O deputado estadual Marcio Nunes, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), participou de reunião com produtores rurais, técnicos, pesquisadores, representantes de instituições públicas e entidades de classe, para debater o calendário de semeadura e colheita da soja no Paraná.  A audiência pública, com o tema O plantio da Safrinha da Soja, foi realizada nesta semana, no Plenarinho da Alep. O encontro foi uma solicitação dos produtores para a apresentação aos técnicos do Estado da experiência adquirida com a prática do calendário da cultura. É um tema importante e deve ser debatido para encontrar soluções, falou o deputado.

Dito e Escrito

Às vezes a licitação amarra o prefeito, que mesmo sabendo que o produto não é bom é obrigado a comprar por causa do menor preço.Neste caso não há vantagem alguma e o município sai no prejuízo.

Reinaldo Krachinski (PSDB), prefeito de Quarto Centenário, ao justificar, ontem, à TRIBUNA, questionamento do TCE sobre gastos elevados com pneus.