Douglas na TRIBUNA

O clic é de ontem de manhã. O deputado estadual, Douglas Fabrício (PPS) fez uma visita de cortesia a esta TRIBUNA. Ele foi recepcionado pela diretora Dorlly Thomé. O deputado fez um balanço das atividades parlamentares, comentou sobre a reeleição no próximo ano, e fez críticas à situação da saúde pública no município. Douglas que foi eleito como vice-presidente da Assembleia Legislativa, falou que o cargo só aumenta a responsabilidade. Todas essas mudanças na tiveram o nosso envolvimento na tomada de decisão. Hoje a Assembleia Legislativa é outra. E nós conseguimos contribuir muito com isso, falou. Hummmmm…

Eleição x reeleição

Responda rápido. É mais difícil a eleição ou reeleição para um cargo de deputado estadual?  Para Douglas, a eleição é difícil, mas a reeleição é muito mais. Já a terceira, segundo o deputado, é mais fácil em função do reconhecimento e do conhecimento adquirido nos dois primeiros mandatos. Então o Douglas que se prepare, hein?

Curso transferido

O curso para vereadores da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), que iniciaria ontem à noite, foi transferido para hoje de manhã, a partir da 9 horas. É que o palestrante, Christian Perillier Schneider, teve ontem à tarde um compromisso com o Governador do Estado, Beto Richa (PSDB) o que o impossibilitou de chegar a tempo para a palestra. Ele assumiu na quinta-feira, a presidência da empresa de telecomunicações Sercomtel, de Londrina. O curso, sobre orçamento municipal terá continuidade no dia 8, com encerramento no dia 9. Compromisso com o Governador não dá pra dispensar assim, né?

Troca de secretários

A prefeita de Farol, Ângela Kraus (PT do B) fez na quinta-feira troca de secretário. Silvio Zamora deixou a secretaria de Administração. Pediu demissão. Cristiane Daczkoweski foi quem assumiu a pasta. O ex-secretário postou em sua página do face que houve divergência de pensamento e visão política. No entanto, segundo ele, não ocorreram sem brigas. As más línguas dizem que ele teria sido convidado a deixar o PSD para se filiar ao partido de Ângela. Hummmmm…

Comcam

O prefeito de Araruna, Fabiano Antoniassi (PMDB), que abriu mão da presidência da Comcam para Claudio Gotardo (Boa Esperança), disse a este que vos escreve, que o fato de participar da diretoria sendo tesoureiro, já está de bom tamanho. Antoniassi comentou que chegou ao consenso, porque não quis gerar mal estar na entidade. Ah, mas a possibilidade de um bate chapa daria um tchan na eleição, né?

Decreto de situação de emergência

A prefeitura de Campo Mourão publicou no órgão oficial do município de ontem outro decreto de situação de emergência sobre a dengue. Como a demanda por procura de leitos está grande na cidade e não suprem as necessidades, o decreto traz algumas regras de atendimentos. As cirurgias eletivas deverão ser suspensas durante a vigência do decreto. Também estão garantidos os atendimentos médicos para os beneficiários do INSS que necessitem de atestado médico para fins de perícia previdenciária. E o clima já é de guerra.

As regras do decreto

Segundo o decreto, a Unidade Básica de Saúde será a Porta de entrada para o atendimento da dengue e atendimento do grupo A, com livre demanda, com horário de funcionamento das 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, com médico presencial;

* A unidade de atendimento de paciente diagnosticado com a dengue que necessite de hidratação endovenosa, classificados como grupo B, serão atendidos nas denominadas Unidades Alvo, que compreendem as Unidades de Saúde do Jardim Paulista, Alvorada, Centro Social Urbano e Cohapar, com médico presencial e horários de funcionamento das 07h30 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados;

* O Ciscomcam será a Unidade de apoio das Unidades Básicas de Saúde para os doentes de dengue com comorbidade, grupo C, com horário de funcionamento das 07h30 às 17h30;

* A Unidade 24 Horas será para atendimento de urgência e emergência e Unidade de referência para o Grupo C;

* Os Hospitais farão o internamento de pacientes que necessitem de hidratação endovenosa, pacientes com comorbidade, grupo especial, referenciados pela Unidade 24 Horas e pacientes com sinais importantes de gravidade.

Dito e escrito

Esse mosquito é na verdade um leão e não estamos conseguindo vencê-lo.

Patrícia Chandoha, secretária de Saúde de Campo Mourão, sobre a epidemia de dengue no município.