Encontro reúne prefeitos, deputado, e MEC na Comcam

O clique é de ontem de manhã, na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). A entidade promoveu um workshop em parceria com o Ministério da Educação (MEC), que orientou os gestores municipais sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR 2016/2019) e o Sistema Integrado de Monitoramento e Execução e Controle (SIMEC). Na foto, o deputado federal Rubens Bueno (PPS), a prefeita de Farol Angela Kraus (PSDB), presidente da Comcam, o diretor de Gestão do FNDE, Leandro José Franco Damy, e o prefeito anfitrião, Tauillo Tezelli (PPS). Além de prefeitos da região, o encontro reuniu também gestores de outras cidades do Paraná.

Prefeitos presentes

Angela Kraus (Farol)

Tauillo Tezelli (Campo Mourão)

Pedro Coelho (Goioerê)

Leandro de Oliveira (Araruna)

Julio Frare (Peabiru)

Mauro Slongo (Luiziana)

Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz)

Suely Silva (Rancho Alegre D'Oeste)

Carlos Caxão (Corumbataí do Sul)

Wilson Carlos de Assis (Iretama)

Elson Greb (Guairaçá) – vice-presidente da Amupar (Associação dos Municípios Noroeste Paranaense em Paranavaí)

Acácio Secci (Assaí)

Diretor do FNDE chama atenção de prefeitos para boa gestão de recursos

O diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Da Educação (FNDE), Leandro José Franco Damy, chamou ontem a atenção dos prefeitos da região para a boa gestão dos recursos públicos liberador pelo FNDE. Ele participou de encontro na Comcam. Segundo ele, há um alerta do FNDE aos municípios do incremento de ferramentas de monitoramento para que as prefeituras possam zelar dos recursos públicos destinados pela pasta. Nosso orçamento é robusto, temos quase R$ 139 bilhões, disse. Segundo ele, dinheiro não falta, o que precisa ser feito é a boa aplicação pelas prefeituras. Nos pactuamos o convênio com o município e ele é que é o executor dessa ação, frisou.

Vereador culpa adversários por denúncia do MP

O vereador de Janiópolis, José Claudio do Prado (PP), culpou ontem seus adversários políticos pela denúncia apresentada à Justiça pelo Ministério Público de Campo Mourão, sobre o suposto desvio de materiais de construção da prefeitura para obras de reforma de sua casa. Além dele, o ex-prefeito Jair Januário Detofol (gestão 2009-2012), uma empresa de materiais de construção e um servidor da prefeitura estão sendo responsabilizados no processo. Já respondi na CPI da Câmara Municipal em 2012, mas o resultado não satisfez meus adversários políticos, que recorreram ao MP, provocou Prado.

Denúncia arquivada

Em 2012, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada pela Camara, arquivou a denúncia contra o parlamentar. Agora aguardar a decisão da Justiça e, caso seja necessário, farei novamente a defesa em juízo, acrescentou o vereador. O caso teria ocorrido entre 2011 e 2012, segundo o MP, com o vereador desvaindo mais de R$ 100 mil em materiais de construção. Ele nega as acusações e disse que a denúncia surgiu a partir de uma brincadeira em uma rodinha em um posto de combustíveis do município.

Dito e Escrito

Eu não cogito sair do PDT neste momento porque não vejo razão para isso. Estou no partido há 16 anos, sou presidente estadual e tenho muitos companheiros que me acompanham nessa jornada política.

Osmar Dias (PDT), ex-senador, pré-candidato ao Governo do Paraná, em entrevista à ADI, sobre possível troca de partido para disputa eleitoral.