Maquinas do PAC2

O clique é de ontem à tarde, no parque de Exposições de Campo Mourão. A prefeita Regina Dubay (PR), acompanhou a chegada de duas motoniveladoras, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal. As máquinas permanecerão no Parque de Exposições do município até serem encaminhadas às cidades beneficiadas. Ao todo serão entregues 44 motoniveladoras e 104 retroescavadeiras para municípios com até 50 mil habitantes. Ou seja, Campo Mourão não receberá nenhuma. A entrega está pré-agendada para o dia 1º de outubro, quando serão assinadas ordens de serviços para obras de pavimentação da BR-158, estrada velha para Roncador; e do lote 2 da BR-487, Estrada Boiadeira, trecho que liga Campo Mourão a Tuneiras do Oeste. A presidente Dilma Rousseff (PT), deverá participar do evento. Hummmmm…

Prefeitura online

Depois de transformar o gabinete em aquário para expor a transparência de sua gestão, o prefeito de Juranda, Bento Batista (PTB), implantou agora na prefeitura monitoramento online dos servidores municipais. A medida possibilita a população acompanhar em tempo real o trabalho dos funcionários públicos do município. Estamos deixando esta administração o mais transparente possível. Não temos o que esconder da população, falou ele. Segundo Bento, com o novo sistema, a população poderá também saber quem esta cumprindo o horário de expediente. Ai do servidor que não trabalhar, hein?

Espaço Cidadão  

Boa notícia para Goioerê. É que o prefeito Beto Costa (DEM), assinou com o Estado, termo de cooperação para instalação de um Espaço Cidadão no município. O local deve ser implantado na Escola Municipal de Artes e Ofícios. Jovens, adultos e idosos serão beneficiados. Além de acesso gratuito à internet, o espaço é também um centro de aperfeiçoamento profissional. Mas que beleza.

Fênix

O prefeito de Fênix, Edwaldo Gomes de Souza (PDT), iniciou nesta semana, trabalhos de recuperação da malha asfáltica do município. EM alguns trechos, segundo ele, terá de ser feito o recape, devido a deterioração muito avançada. Chefinho, como é mais conhecido o prefeito, comentou que está priorizando a manutenção das vias mais críticas. Ele está fazendo os trabalhos com recursos próprios. Estou utilizando o dinheiro do IPTU, entre outros impostos para o serviço, falou.

Peabiru

A coisa tá russa em Peabiru. A secretaria da Fazenda e Finanças Públicas do município calcula que a queda no repasse do Fundo de Parcitipação dos Municípios (FPM) deste ano será bem maior que em anos anteriores. Segundo informações, a redução tem sido sentida nos cofres do município desde maio e deve seguir até outubro. Na comparação, julho apresentou queda de 41% em relação a maio. O repasse de R$ 1.128.225,59 caiu para R$ 670.636,01. A queda no repasse, entre outros motivos que afetaram a receita do município, já fez o prefeito Claudinei Antonio Minchio (PT), baixar decreto autorizando a prefeitura a funcionar apenas em meio expediente, das 7h30 às 13h30. A medida vale até dezembro.

Prazo de filiações

Partidos políticos e candidatos têm de respeitar vários prazos do calendário eleitoral para concorrer em 2014. E o primeiro termina já no próximo dia 5 de outubro, daqui a 19 dias. Até esta data, ou seja, um ano antes do pleito, todos os partidos que querem participar das eleições devem ter obtido o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também os futuros candidatos de 2014 devem ter domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido um ano antes do pleito. E quem fugir à regra dança.

Reunião com produtores

Encerrando por hoje, teve reunião ontem à tarde entre produtores rurais do Barreiro das Frutas e o coordenador geral de Campo Mourão, Carlos Garcia. A pauta: readequação de um trecho da estrada que liga a comunidade a Campo Mourão com pedra irregular. O trecho está intransitável há um bom tempo, e tem tirado produtores rurais do sério. O problema é que alguns produtores concordam com a implantação de pedras irregulares, já outros preferem o asfalto mesmo. E olha que o assunto vem rendendo dor de cabeça para a prefeita, hein?

Dito e Escrito

Quando disse vai cuidar e vai fazer tem que cuidar e tem que fazer.

Vereador Isidoro Moraes (PP), ao criticar a prefeita Regina Dubay (PR), devido à situação das estradas rurais de Campo Mourão.