2021 foi o ano de explosão das Startups brasileiras?

Mesmo em meio à um cenário econômico dramático, as startups brasileiras são responsáveis pelo ramo que mais levantou capital em um único trimestre em 2021. Estima-se que cerca de US$ 1,4 bilhão circulou entre as startups de tecnologia brasileiras. O recorde cresceu no memos ano, atingindo a marca de U$ 2,7 bilhões em 2021. Seria este o ano da expansão das startups no Brasil?

O Brasil enfrenta um alto número de desemprego nos últimos anos, onde quase 15 milhões de brasileiros anseiam por um trabalho de carteira assinada. Em meio às adversidades, o Brasil se destacou mais uma vez em um ramo que conta com criatividade e ousadia. O crescimento no número de startups tem sido exponencial nos últimos 10 anos com um significativo aumento do capital do investidor disponível para o ramo. Outro fator importante foi a facilitação do acesso à sistemas de inovação e tecnologia por parte da população, ou seja, um aumento no número de potenciais consumidores destes serviços desenvolvidos.

Mas que é preciso para começar um negócio no Brasil?

Ser visto no ambiente virtual com certeza é um aspecto importante e para isso você pode gerar um nome adequado para sua startup aqui. Este é um passo que vai garantir a transmissão efetiva do significado e relevância da sua marca, assim como a importância dos serviços prestados, chegando com eficiência para qualquer potencial consumidor.

Além disso, a determinação do estatuto da sua empresa e de seu contrato social configura um dos pontos de partida para o processo de criação da nova marca, onde pontos importantes referentes ao funcionamento da empresa serão estabelecidos. Para isso, a denominação social, ou seja, o nome da sua empresa, deve ser representativo e contemplar direta e indiretamente aspectos como o seu objetivo social.

Além disso, valor do capital inicial, distribuição entre sócios, deveres, obrigações e distribuição de lucros, também precisam ser estabelecidos no primeiro estágio de criação. Para cumprir esta demanda inicial, especialista enfatizam a necessidade de um planejamento detalhado que pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

Reduzindo processos burocráticos

A Resolução nº 55, de 23 de março de 2020 garantiu que o procedimento para a abertura de Empresa Simples de Inovação (Inova Simples) pudesse ser efetuado de forma simplificado, com obtenção praticamente imediata do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e da inicialização da prestação de serviços. Cabe destacar que após o estabelecimento do estatuto da empresa e seu registro, o empresário receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa e só então formalizará o CNPJ na Receita Federal do Brasil. Ao final, ainda precisará de uma licença comercial para iniciar as atividades.

Mediante à tais processos não há dúvidas de que a nova resolução contribuiu para a explosão das startups no país, mas o processo ainda é dispendioso para investidores internacionais. Empresas estrangeiras devem indicar um representante legal no país. Esta pessoa será responsável por assinar os documentos e representar a empresa estrangeira em todos os sentidos no território nacional.