Betway faz levantamento e mostra força do Natal nas lojas físicas com faturamento bilionário

A época de Natal costuma ser lembrada pelas árvores enfeitadas, as luzes piscando e as comidas. No entanto, é nas lojas físicas dos shopping e dos centros comerciais do Brasil que acontece a maior tradição. As compras neste período são as mais altas do ano, sobretudo nos meios mais tradicionais. Um levantamento recente mostra que, nos últimos seis anos, foram mais de R$ 750 bilhões em faturamento. Um número que ninguém consegue alcançar, nem mesmo a recém-chegada Black Friday.

Esses dados foram todos mostrados na reportagem feita pela equipe da Betway, site de blackjack online. A ideia era comprar os números do Natal com esse novo período de descontos, sempre na última sexta-feira de novembro, importado dos Estados Unidos. Uma comparação que mostrou a força das compras natalinas, pois a diferença ainda é alta, seja no e-commerce ou nas lojas físicas. Os faturamentos são separados por alguns bilhões, mesmo com a crise que afetou o Brasil e o mundo desde o ano de 2020.

Por exemplo, focando apenas no comércio online, as compras no Natal geram um faturamento anual na casa dos R$ 6 bilhões. Enquanto isso, na Black Friday, a receita passa dos R$ 5 milhões. Ou seja, uma diferença mínima que diminui com o passar do tempo. Porém, se olharmos para as lojas físicas, as compras natalinas se destacam e chamam a atenção. Apenas em 2021, foram mais de R$ 200 bilhões vendidos, mesmo com algumas restrições da crise. As compras em novembro não passam dos R$ 4 bilhões. É aqui que o Natal se destaca.

Aquela imagem dos shoppings e centros comerciais lotados no Natal continua acontecendo, pois esse é o comportamento do brasileiro, seja no Paraná ou em alguma outra região do Brasil. Se olharmos para o aglomerado desde 2016, o faturamento nesta época está em R$ 756 bilhões. Um valor que não causa impacto apenas nas lojas, mas também na economia do país. É um período importante para incentivar as vendas, oferecendo oportunidades exclusivas de compras.

Uso do digital

O objetivo da Black Friday é criar outro período tradicional de promoções, mas isso tem ficado apenas no digital. As vendas nestes meios continuam crescendo em novembro, e estão próximas de empatar com o Natal. O e-commerce movimenta bilhões todos os anos, e ganhou mais espaço no Brasil recentemente. Segundo informações da empresa Neotrust, as lojas online conseguiram um faturamento de R$ 161 bilhões durante o ano passado. Ou seja, é uma área com grande potencial.

As vendas natalinas ainda lideram neste setor também, mas a tendência é de mudança. O blog Betway Insider conversou com Juliano Mortari, CEO da VarejOline, sobre isso. A opinião é de um crescimento da Black Friday. “Para o nosso segmento, em que o foco é a Moda, o Natal ainda é a data mais lucrativa, mas a Black Friday vem dando passos largos”, explica na comparação. Resta esperar para ver se isso realmente vai acontecer no mercado brasileiro.

O comércio digital é o foco de investimento, e muitas empresas estão aderindo. A evolução é evidente, e pode ficar ainda maior com a chegada de novas tecnologias. Por exemplo, o impacto da internet 5G no setor promete ser alto, assim como o uso maior da realidade aumentada para as compras. São várias vertentes que prometem ajudar o e-commerce nos próximos anos.

Natal em 2022

A expectativa para o final deste ano é alta, sobretudo pelos números registrados nos últimos meses. Com uma economia sofrendo com as oscilações, é normal que a época de Natal seja um medidor no consumo dos brasileiros. Isso significa que empresas e órgãos públicos vão acompanhar os números de 2022. A promessa é de uma melhora, principalmente com comparação com os anos mais recentes.

O levantamento da Betway é essencial para entender a força das compras natalinas, principalmente nas lojas físicas. Essa é uma tradição que não perdeu espaço, mesmo com o foco cada vez mais digital nas vendas. No entanto, existe um desafio no futuro para fazer essa mudança, e não deixar que a Black Friday tome o posto de vendas de final de ano. Uma situação positiva para os consumidores, pois é garantia de mais promoções e descontos.