Expansão da área fomenta procura pelo curso de Psicologia na Unicampo; inscrições abertas para vestibular

O prazo de inscrições para o Vestibular Solidário da Faculdade Unicampo, de Campo Mourão, está chegando ao fim e um dos nove cursos presenciais oferecidos pela instituição que tem chamado a atenção é o de Psicologia. Entre os fatores que contribuem para o crescente interesse pela graduação está a ampliação do campo de atuação desses profissionais registrada nos últimos anos, o que vem refletindo positivamente não apenas na demanda por psicólogos, mas também em termos de remuneração e de perspectivas de futuro.

Ainda hoje, a imagem mais comum associada à profissão é a da Psicologia Clínica, exercida em consultórios. No entanto, com o avanço das discussões sobre saúde mental como parte essencial do cuidado integral, a Psicologia tem conquistado cada vez mais espaço nos serviços públicos de saúde.

Mas o campo de atuação não se restringe à área da saúde. “O psicólogo também pode atuar em outras políticas públicas, como Assistência Social, Educação, Justiça e Segurança Pública, contribuindo para a construção de práticas mais humanas, integradas e comprometidas com os direitos da população”, comentou a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Unicampo, professora Sarah Casali Cordeiro.

A docente reafirmou que a Psicologia tem ampliado significativamente seus campos de atuação, sendo a área da Saúde um dos mais visados tradicionalmente. Sarah Cordeiro acrescentou que, embora muitas vezes o olhar ainda seja voltado para a lógica clínica tradicional, o trabalho do psicólogo é muito mais amplo e dinâmico. “Ele precisa lidar com alta demanda, recursos humanos limitados e a complexidade dos contextos sociais, o que exige estratégias diversificadas de escuta, acolhimento e intervenção”, destacou.

Concursos públicos

As vagas ofertadas em concursos são apenas uma das opções para os psicólogos. Estão previstas vagas no concurso do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (com salário que pode chegar a R$ 7.6330,00) e para o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (remuneração inicial estimada em cerca de R$ 7 mil). Também o Concurso Nacional Unificado Federal incluiu vagas para psicólogos.

O curso da Unicampo

O curso de Psicologia da Unicampo oferece uma série de diferenciais. Com uma formação teórica e prática moderna e dinâmica, a graduação proporciona ao aluno condições privilegiadas reais de inserção no mercado de trabalho com o que há de excelência em pensamento. O curso pratica a política de facilitar esta inserção através de convênios com várias empresas e profissionais, propiciando aos alunos sua entrada no mercado de trabalho ainda durante o curso.

Outro diferencial do curso de Psicologia da Unicampo é a Uniclínica, onde acadêmicos da graduação – com a supervisão de docentes – atendem crianças (a partir de quatro anos), adolescentes, adultos e idosos. São atendimentos presenciais, em geral de Psicoterapia Breve. Os atendimentos em Psicologia Clínica iniciam no 8° período.