Após estreia no Brasileiro, Campo Mourão Basquete volta à quadra nesta terça-feira
Após a estreia no Campeonato Brasileiro Interclubes/Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2025 nesse final de semana, a equipe Sub-22 do Campo Mourão Basquete/Fecam volta à quadra para nova disputa nesta terça-feira (1º de julho). A primeira etapa da principal competição esportiva nacional da modalidade está acontecendo no município paulista de Mogi das Cruzes e segue até esta quinta-feira (3).
As duas primeiras partidas do Campo Mourão Basquete não foram favoráveis à equipe mourãoense. A estreia aconteceu no final da tarde de sexta-feira (27), com vitória para o time da casa, o Desk Manager Mogi Basquete, com placar final de 83 a 54. Já no domingo (29), o ADRM/Maringá derrotou o Campo Mourão Basquete com uma diferença de três pontos: 68 a 65.
A equipe mourãoense tentará se recuperar na competição no jogo desta terça-feira, às 13h30, contra o Esporte Clube Pinheiros. As partidas podem ser assistidas ao vivo pela internet, no canal oficial do NBB Caixa no YouTube: https://www.youtube.com/@nbboficial.
Expectativa
Os 13 atletas do Campo Mourão Basquete/Fecam participantes do campeonato embarcaram para São Paulo já na quinta-feira (26), juntamente com o técnico Emerson de Souza e a gerente Jácqueline Sanches. Na ocasião, eles demonstraram confiança e entusiasmo com o torneio. “A expectativa é muito grande de, além de fazer um bom campeonato, buscar bons resultados, uma boa colocação”, disse Souza.
O jovem João Caria, de 17 anos, que está participando pela primeira vez da LDB, também espera que, até o final do torneio, a equipe tenha um bom desempenho. O fato de disputar com os melhores times do Brasil não o intimida. “O nosso time é bem competitivo e estamos bem entrosados por causa de nossa preparação”, afirmou, destacando conquistas importantes recentes, como o título do Campeonato Paranaense e a participação em vários amistosos.
Atualmente integrante da equipe mourãoense, o armador ex-Flamengo Caio de Moraes Brandão, de 21 anos, também tem boas perspectivas. “Nosso time está bem montado, temos boas peças tanto embaixo quanto em cima, e eu acredito que podemos fazer uma excelente competição e buscar o título”, disse, ao reconhecer que o grupo ainda precisa fazer ajustes e que esses pontos seguirão sendo trabalhados ao longo da competição.
Independentemente do resultado, o técnico frisou que um dos principais objetivos é garantir que os atletas saiam da competição mais evoluídos do que quando entraram. “Na base, tão importante quanto vir a ser campeão é fazer um bom trabalho no desenvolvimento dos atletas”, pontuou, ao agradecer a todas as empresas e os apoiadores que contribuem com o Campo Mourão Basquete/Fecam.
O campeonato
De acordo Souza, essa competição é a principal da base do basquete brasileiro, voltada para atletas da categoria Sub-22. Conhecida como LDB, ela será disputada em três fases.
Após essa primeira etapa, que envolve a chave do Campo Mourão Basquete/Fecam – outras chaves também estão sendo disputadas paralelamente, como a sediada no Paulistano, na capital paulista –, a segunda está prevista para acontecer em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em agosto, e reunirá os classificados de todas as chaves da primeira etapa.
Já a fase final, no mês de setembro, dependerá do desempenho das equipes: os oito melhores avançam para a chave ouro; os que ficarem entre o 9º e o 16º lugares disputam a chave prata; e os classificados entre 17º e 22º lugares seguem para a chave bronze. A sede da fase final será definida conforme a classificação das equipes e os clubes habilitados a sediar a etapa decisiva.
Jogos da equipe mourãoense
Terça-feira (1º de julho), às 13h30: Campo Mourão x Pinheiros
Quarta-feira (2), às 13h30: São José Basketball x Campo Mourão
Quinta-feira (3), às 9h: Campo Mourão x Sesi Franca
Serviço
Para assistir aos jogos ao vivo ou rever as partidas, basta acessar o canal oficial do NBB Caixa no YouTube: https://www.youtube.com/@nbboficial.

