Peabiru: ‘Poema no Prato 2025’ é anunciado; confira vencedor

Os Caminhos de Peabiru
Da língua guarani veio Peya-beyu
Das misturas dos povos surgiu Peabiru
Os tropeiros trouxeram o nosso prato típico
Carneiro ao Vinho servido em uma cidade do sul
(Autor: José Carlos Pepino Neto)

Intitulada “Os Caminhos de Peabiru”, a produção vencedora do projeto “Poema no Prato 2025”, revelada na tarde desse domingo (29), é de autoria de José Carlos Pepino Neto, aluno do 5º ano da Escola Municipal Princesa Isabel. O anúncio foi feito em um evento na praça central de Peabiru, reunindo estudantes, familiares, professores e demais membros da comunidade.

O poema, selecionado de forma criteriosa por uma comissão julgadora formada por 26 jurados, será estampado em aproximadamente 2 mil pratos oficiais da 28ª Festa do Carneiro ao Vinho, que será no dia 17 de agosto. José Carlos também foi premiado com uma bicicleta. Em 11 anos em que o concurso é realizado, a Escola Princesa Isabel teve, neste ano, o seu segundo ganhador.

O ganhador também foi premiado com uma bicicleta, em cerimônia na praça central de Peabiru nesse domingo (29)

Durante a cerimônia, os 24 alunos finalistas declamaram seus poemas e foram presenteados, cada um, com uma caneca com seu texto estampado. Ao todo, foram cerca de 150 estudantes participantes, todos de turmas do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Peabiru.

As produções foram redigidas durante oficinas realizadas pela professora Adriana Gatti e pelo historiador Arleto Rocha, que trabalharam conteúdos sobre a história local, os Caminhos de Peabiru, a festa e o gênero textual poema/poesia.

De acordo com a secretária de Educação, Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker, os sete professores responsáveis pelas turmas também participaram da formação e produziram, pela primeira vez, seus poemas para o concurso. A vencedora foi a docente Silvia Mitiko Miazaki, da Escola Municipal Paulo Freire, com o poema “Meu Tesouro, Meu Caminho”. No entanto, conforme ressaltou, apenas a produção do aluno vencedor será estampada no prato oficial da festa da cidade.

O projeto foi criado em 2013, por iniciativa da professora Cleonice Lazaretti Cabrera, da rede pública municipal de Peabiru. A proposta só não aconteceu nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia de Covid-19. Porém, hoje está consolidada e já se tornou uma tradição na cidade e, especialmente, na festa do município.

Vencedores das 11 edições

  • 2013 – Natália Cardoso, da Escola Municipal Paulo Freire

  • 2014 – Eloísa de Carvalho, da Escola Municipal Emílio de Menezes

  • 2015 – Kauane Chagas, da Escola Municipal Emílio de Menezes

  • 2016 – Camily Macedo, da Escola Municipal Princesa Isabel

  • 2017 – Mateus Bonacin, da Escola Municipal São José

  • 2018 – Barbara Bortotti, da Escola Municipal São José

  • 2019 – Mateus Lima, da Escola Municipal São José

  • 2022 – Nicolas Santos, da Escola Municipal São José

  • 2023 – Maria Alice, da Escola Municipal São José

  • 2024 – Julio Cesar, da Escola Municipal Paulo Freire

  • 2025 – José Carlos Pepino Neto, da Escola Municipal Princesa Isabel