Perdoncini está entre vencedores da ASG na Copa Truck, em Tarumã

A equipe ASG Motorsport teve um de seus melhores dias. Depois das duas pole-positions conquistadas no sábado (14), o time oficial Mercedes-Benz venceu três corridas neste domingo (15), no Autódromo de Tarumã, em Porto Alegre, e assumiu a liderança dos campeonatos nas categorias PRO e Elite da Copa Truck. Entre os vencedores, Pedro Perdoncini venceu na Elite, ao lado de Arthur Scherer. Já Raphael Abbate venceu na PRO.

“Trabalhamos muito para colocar todos os nossos caminhões na frente. Nesta etapa conseguimos retomar o nosso lugar de destaque dentro da categoria, mostrando por que estamos entre os principais times da categoria”, celebrou o gestor da ASG Motorsport, Rodrigo Machado.

Superação

A etapa começou com um susto. Na formação do grid, o caminhão de Bia Figueiredo apresentou vazamento no retentor do volante do motor, o que impediu a piloto de largar. Logo na primeira volta, Luan Lopes teve problemas com a turbina de seu caminhão e precisou ir aos boxes. O time não desanimou e motivou os demais pilotos.

Raphael Abbate largou da pole-position e logo abriu mais de dois segundos de vantagem. Na volta 7, a diferença já era de 3s8 quando o safety car entrou na pista. Na relargada, o piloto da ASG Motorsport manteve a liderança até o fim e garantiu a vitória.

“Foi de ponta a ponta, com um ritmo muito bom para manter a liderança até a bandeirada. Agradecer todo o nosso time que entregou um caminhão campeão. Agora é focar para a próxima etapa e manter a liderança do campeonato que é o que viemos buscar aqui em Tarumã”, disse o piloto do Mercedes-Benz Actros #26, que ainda somou pontos como oitavo colocado na corrida 2.

Jaidson Zini terminou a corrida 1 em P7 e, com a inversão do grid, largou de segundo na prova seguinte, mas terminou em sexto. Roberval Andrade também fez corridas de recuperação, mas foi penalizado por excesso de velocidade.

Elite

As duas vitórias na categoria Elite ficaram com a ASG Motorsport. Arthur Scherer venceu a corrida 1 e Pedro Perdoncini triunfou na corrida 2. Scherer agora lidera o campeonato, enquanto Perdoncini começa a figurar entre os primeiros na classificação.

Além da vitória na corrida 1, Scherer foi segundo colocado na corrida 2. “Sair liderando o campeonato é muito importante, mas ainda falta muita coisa. É muito trabalho e trabalho bem feito junto com toda a equipe de profissionais que integram a ASG Motorsport. Saio muito feliz com os resultados em Tarumã, e vamos dando um passo por vez pensando no campeonato”, comentou.

Perdoncini, que largou da nona posição por conta de penalização, terminou a corrida 1 em quinto e venceu a corrida 2 após ultrapassagem sobre Rodrigo Taborda. “Foi uma corrida muito pensada para marcar o máximo de pontos possíveis. Essa corrida foi fundamental para comprovar o nosso potencial, mostrar que não devemos desistir nunca”, afirmou.

Luan Lopes, após troca de turbina com a equipe de mecânicos, acelerou na corrida 2 e terminou em oitavo lugar.

Próxima etapa

A próxima etapa da Copa Truck acontecerá em Cascavel, nos dias 12 e 13 de julho, com a realização da primeira corrida noturna da categoria.

Sobre a ASG

A ASG Mercedes-Benz é a equipe oficial da montadora na Copa Truck. Em seu terceiro ano, destaca-se pelo compromisso com a excelência e a sustentabilidade, alinhada aos conceitos ESG – ambiental, social e governança.

Em 2024, a equipe somou 39 pódios, incluindo nove vitórias e seis pole-positions, além do título na categoria Elite.

A ASG também lidera o projeto “Empresas que Movem o Brasil”, voltado à sustentabilidade no setor de transporte de cargas. Para 2025, conta com sete pilotos e o apoio de Autolucks, Embreagex, Celmi, GAT, Gelog, Panther, Tecnomotor e Tekma.