Projeto Karatê Esperança foca crescimento e se prepara para próximos desafios
O projeto Karatê Esperança, da Associação de Karatê-Do Exata, de Campo Mourão, segue firme na preparação para os próximos desafios regionais e nacionais, com a expectativa de participar da Fase Classificatória do Campeonato Brasileiro, marcada para julho, em Londrina. A equipe pretende inscrever cerca de 10 atletas para o evento, consolidando seu crescimento e desempenho no cenário do karatê paranaense e brasileiro.
De acordo com o coordenador técnico do projeto e faixa preta 5º Dan e segundo vice-presidente da Federação Paranaense de Karatê, Carlos Cesar de Souza, a iniciativa tem o compromisso de oferecer suporte completo aos atletas. “O objetivo principal do projeto Karatê Esperança é ofertar os materiais esportivos necessários para a participação de competição, como kimonos, luvas, caneleiras, protetores de tórax, seios e genitais, camisetas, agasalhos e pagamento de transporte, hospedagem, alimentação e taxas de inscrições nas competições”, informou.
O projeto, mantido com apoio da Lei Estadual do Incentivo ao Esporte (PROESPORTE) e patrocínio master da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, atende atualmente mais de 30 atletas, superando sua meta inicial de 20. Além disso, conta com o suporte da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e do Centro Universitário Integrado, que ampliam o atendimento por meio dos projetos Karatê Juventude, Karatê Rendimento e Parakaratê 2025.

Souza destacou que o Karatê Esperança visa se consolidar cada vez mais pela excelência técnica, assim como pelo compromisso social de apoiar jovens talentos e promover o esporte como ferramenta de desenvolvimento. “Estamos atendendo mais de 30 atletas, participando de competições estaduais e nacionais e oferecendo todas as condições para que eles possam crescer no karatê e na vida”, resumiu Souza.
O momento na modalidade é especial, por exemplo, para a atleta Laura Cândido Hanel, convocada para integrar a equipe feminina de Kata (teatro marcial) da Seleção Brasileira de Karatê, que disputará os campeonatos Sul-americano, em Recife (PE), e Pan-Americano, em Assunção (Paraguai).
O calendário para o segundo semestre inclui, ainda, a realização da terceira Fase Norte do Circuito Paranaense de Karatê, que será realizada em Campo Mourão, no dia 5 de julho, e servirá como preparação para os desafios nacionais que se aproximam.

Conquistas
Recentemente, o projeto Karatê Esperança conquistou grande destaque na segunda Fase Norte do Circuito Paranaense de Karatê, realizada em Astorga, onde a equipe garantiu 63 medalhas – 25 ouros, 21 pratas e 17 bronzes – e liderou a classificação geral entre 13 associações, das cidades de Campo Mourão, Apucarana, Astorga, Araruna, Umuarama, Londrina, Mandaguari, Siqueira Campos, Ibiporã, Arapongas, Maringá e Rolândia. A competição também contou com uma representante no Paradesporto Karatê.
Na Fase Final do Campeonato Brasileiro de Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete e Junior, realizada em novembro de 2024, no município pernambucano de Recife, o projeto também trouxe medalha para Campo Mourão. “Conquistamos uma medalha de bronze com a atleta Bianca May Kuwatani Fuzito, Kata Novos Junior”, informou Souza.
Outra conquista foi na Fase Final do Campeonato Brasileiro Sub-21, Sênior e Master, em dezembro de 2024, em Brasília. Na ocasião, Bianca May Kuwatani Fuzito, Kata Sênior, garantiu uma medalha de prata e Carlos Cesar de Souza, Kata Master, uma medalha de bronze.
